Em resposta ao petista,
ex-presidente elencou dados positivos de seu período à frente do Planalto e
ressaltou que a pena aplicada a Dilma Rousseff está prevista para quem infringe
a Constituição
O ex-presidente Michel Temer (MDB)
utilizou as suas redes sociais nesta quarta-feira, 25, para elencar uma série
de dados positivos de seu período à frente do Palácio do
Planalto como forma de resposta às acusações realizadas pelo atual chefe do
Executivo, Luiz Inácio Lula
da Silva (PT), de que o emedebista é um “golpista” — em
referência ao impeachment de Dilma Rousseff (PT),
ocorrido no ano de 2016. O ex-companheiro de chapa da petista publicou
um conjunto de mensagensnas quais ressalta que, mesmo após Lula ter vencido as
eleições com o objetivo de administrar o futuro do país, o mesmo insiste em
“manter os pés no palanque e os olhos no retrovisor”, numa
tentativa de “reescrever a história por meio de narrativas ideológicas”.
O antigo mandatário também ressaltou que o Brasil não presenciou um
golpe durante o impeachment de Dilma e que, na verdade, houve
uma aplicação da pena prevista para quem infringe a Constituição Federal. Na
sequência, Temer elenca, com ironia, uma série de resultados econômicos
conquistados durante sua gestão à frente da presidência como forma de resposta
a Lula: “Destruí um PIB negativo de 5% para positivo de
1,8%; inflação de dois dígitos para 2,75%; juros de 14,25 para
6,5%; queda do desemprego ao longo do tempo de 13% para 8%,
graças à reforma trabalhista; recuperação da Petrobras e demais
estatais, graças à Lei das Estatais; destruí a Bolsa de Valores,
que cresceu de 45 mil pontos para 85 mil pontos; cometi a destruição de elevar
o recorde na produção de grãos, nas exportações e na balança
comercial”, publicou o emedebista, antes de recomendar ao atual presidente uma
governança “olhando para a frente, defendendo a verdade, praticando a harmonia
e pregando a paz”.
A série de mensagens foi postada
após a fala de Lula nesta quarta-feira, 25, no Uruguai e ao lado do
mandatário local, Luis Lacalle Pou, em que o petista comentou sobre a situação
do país pós-saída do Partido
dos Trabalhadores do poder — ele afirmou ter assumido um
país “semidestruído”. “Quando deixamos a Presidência o Brasil era a
sexta economia do mundo, agora voltamos e o Brasil é a 13ª. Isso significa que
tudo que fiz de política social durante 13 anos de governo foi destruído em
sete anos. Três do golpista Michel Temer e quatro do
governo Bolsonaro“.
A manifestação presidencial não foi bem recebida por integrantes do Congresso,
e o petista pode, inclusive, ser alvo de um pedido de impeachment na Câmara dos
Deputados. O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS)
criticou a fala do presidente e afirmou que seu posicionamento “atenta contra
os Poderes e contra a Constituição Federal” — já que o afastamento de Dilma
Rousseff foi chancelado pela Câmara dos Deputados, pelo Senado
Federal, enquanto representantes do Legislativo, e pelo Supremo Tribunal Federal,
enquanto instância máxima do Judiciário. “A situação que por si só impõe a
abertura de impeachment pela flagrante prática de crime de
responsabilidade”, defendeu o parlamentar. A acusação de Lula também contrapõe
seu posicionamento durante a cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes como
novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 16 de agosto de
2022. Na ocasião, Lula e Temer sentaram-se lado a lado e, antes do início das
etapas cerimoniais, foram flagrados pelas câmeras conversando
durante alguns minutos ao pé do ouvido. A imagem também foi compartilhada por
Temer nas redes como forma de expor o atual presidente da República.
NOTA À IMPRENSA
— Michel Temer (@MichelTemer) January 25, 2023
Mesmo tendo vencido as eleições para cuidar do futuro do Brasil, o presidente Luis Inacio Lula da Silva parece insistir em manter os pés no palanque e os olhos no retrovisor, agora tentando reescrever a história por meio de narrativas ideológicas.
👇 pic.twitter.com/SigF9YclOG
Por Jovem Pan

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!