Em ato de diplomação, o
presidente eleito parabenizou o TSE por enfrentar 'ameaças e agressões' contra
o Estado Democrático de Direito
No ato da diplomação, nesta segunda-feira,12, o
presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva, chamou de “inimigos da
democracia” quem questiona o sistema eleitoral do país, especialmente quem
colocou em xeque a transparência das urnas eletrônicas no pleito deste ano.
“Os inimigos da democracia
lançaram dúvidas sobre as urnas, cuja confiabilidade é reconhecida há
muito tempo por todo o mundo”, disse Lula. “Ameaçaram as
instituições, criaram obstáculos de última hora para que eleitores fossem
impedidos de chegar a seus locais de votação, tentaram comprar o voto dos
eleitores com falsas promessas de dinheiro farto desviado do
Orçamento público.” acrescentou.
Ele também destacou a “coragem”
do Supremo Tribunal Federal (STF) para enfrentar “ameaças e agressões” a fim de
defender o Estado Democrático de Direito.
A cerimônia foi presidida pelo
ministro Alexandre de Moraes, na presença de diversas autoridades, governadores
e de ex-presidentes, como Dilma Rousseff e José Sarney.
Mais ameaças
Ainda durante a diplomação de
Lula, Alexandre de Moraes disse que os bolsonaristas responsáveis pelos
diversos protestos em todo o país e aqueles que tentaram tumultuar o processo
eleitoral serão responsabilizados.
“Essa diplomação atesta a vitória
plena da democracia e do Estado Democrático Direito contra os ataques
antidemocráticos, contra a desinformação e contra o discurso de ódio proferidos
por diversos grupos organizados, que, já identificados, serão integralmente
responsabilizados para que isso não retorne nas próximas eleições”, disse
Moraes.

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!