Ao defender privatização da Eletrobras, Moro faz provocação a Lula | Rio das Ostras Jornal

Ao defender privatização da Eletrobras, Moro faz provocação a Lula

Charge postada pelo ex-juiz Sergio Moro com críticas
 ao ex-presidente Lula | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ex-ministro disse que 'muitas estatais são feudos de poderosos e cabide de empregos'

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-juiz da Operação Lava Jato em Curitiba Sergio Moro (União Brasil-SP) defendeu nesta quinta-feira, 19, a privatização da Eletrobras e aproveitou para fazer críticas ao ex-presidente Lula (PT), pré-candidato ao Palácio do Planalto.

Moro disse que a privatização da Eletrobras se faz necessária e que “o foco do Estado deve ser Educação, Saúde e Segurança”. Ele também postou uma charge em que os tentáculos de uma lula estão em cima de empresas estatais, como a Petrobras, os Correios, o BNDES e a própria Eletrobras.

 “Os R$ 6 bilhões roubados da Petrobras e recuperados na Lava Jato são a pior face da interferência política em estatais. Muitas são feudos de poderosos e cabides de emprego. A privatização da Eletrobras se faz necessária. O foco do Estado deve ser Educação, Saúde e Segurança”, escreveu.

O petista voltou a se colocar contrário a capitalização da empresa de energia. “Sem uma Eletrobras pública, o Brasil perde boa parte da sua soberania e segurança energética”, escreveu nas redes sociais na quarta-feira 18. Segundo ele, “só que quem não sabe governar tenta vender empresas estratégicas, ainda mais correndo para vender em liquidação”.

Como Oeste noticiou ontem, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, por 7 votos a 1, a continuidade do processo de privatização da companhia. Dos oito ministros que votaram, apenas Vital do Rêgo foi contra. O aval da Corte de contas é uma vitória para o governo Bolsonaro.

O Ministério de Minas e Energia (MME), comandado pelo ministro Adolfo Sachsida, comemorou o aval à privatização dizendo que “trata-se de um dia histórico para o Brasil”. “O MME permanece comprometido em cumprir, de forma diligente e tempestiva, as próximas etapas do processo.”

O governo federal optou por realizar a privatização na forma de uma capitalização, ou seja, serão ofertadas novas ações da Eletrobras na bolsa de valores, até que a União deixe de ser a acionista controladora da empresa de energia. A participação estatal será reduzida dos atuais cerca de 60% para, no máximo, 45% do capital.

Para concluir o processo, o governo terá de seguir alguns trâmites burocráticos na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e na Securities and Exchange Commission (SEC) para que a oferta de ações da Eletrobras seja concluída. A expectativa é a de que a operação aconteça entre junho e até, no máximo, meados de agosto.

Afonso Marangoni

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE