Secretária de Energia norte-americana
teme desabastecimento em virtude do conflito entre Rússia e Ucrânia
O ministro de Minas e Energia, Bento
Albuquerque, disse que o Brasil produzirá mais petróleo. Trata-se de uma
resposta do governo federal ao apelo dos EUA, feito pela secretária de Energia
daquele país, Jennifer Granholm, por causa da ordem do presidente Biden de
proibir a importação do petróleo russo.
Albuquerque e Jennifer se falaram
por meio de videoconferência na semana passada para discutir os impactos da
invasão da Ucrânia pela Rússia. Durante a reunião, a secretária norte-americana
salientou a necessidade de o mundo aumentar a produção de petróleo e, assim,
evitar riscos de desabastecimento.
“Ela me perguntou se o Brasil
poderia fazer parte desse esforço, e eu falei ‘claro que pode'”, disse
Albuquerque, em entrevista ao jornal Valor Econômico, publicada
nesta segunda-feira, 14. “Estamos aumentando a produção, enquanto a maioria dos
países da OCDE reduziu”, observou o ministro.
Albuquerque explicou que os
estoques de diesel nos EUA estão 20% abaixo da capacidade. Segundo ele, até os
países do Oriente Médio foram afetados, perderam 40% dos estoques desse
combustível. O ministro disse ainda que montou um comitê para monitorar o
armazenamento de petróleo no país.
Conforme o ministro, discutiu-se
ainda na reunião que os países da OCDE vão liberar 60 milhões de metros cúbicos
de petróleo nos próximos dois meses. Metade desse volume virá dos EUA, para
tentar evitar a volatilidade do preço do petróleo no mundo, principalmente no
mundo ocidental.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!