Senador era vice-presidente da comissão, Omar Aziz, presidente, e Renan Calheiros, relator
O senador Randolfe Rodrigues
(Rede-AP) afirmou nesta
terça-feira, 11, que protocolou no Senado um pedido para a abertura de uma nova
CPI da Covid.
Pelas redes sociais, ele disse
que a nova comissão seria necessária para apurar as ações e omissões do governo
Bolsonaro desde novembro de 2021 em relação à pandemia.
“Entre outros pontos, teremos como foco:
Atraso e insuficiência na vacinação infantil; insuficiência de provisão para
doses de reforço em 2022; ataques do presidente da República aos técnicos da
Anvisa e à vacinação da população adulta e infantil”, escreveu o senador.
Randolfe Rodrigues ainda citou:
“a insuficiência da política de testagem; e o apagão de dados do Ministério da
Saúde com as suas consequências no correto monitoramento da evolução da
pandemia”.
“Não atuaremos apenas através de ações no STF.
É necessário termos um instrumento, um mecanismo para pressionarmos os
criminosos que estão na Presidência. Por isso protocolei hoje requerimento de
retomada da CPI da Covid”, continuou.
As CPIs são uma prerrogativa da
minoria da Câmara ou do Senado, não é necessária a assinatura da maioria dos
senadores ou dos deputados para sua abertura. No caso do Senado, que tem
81 senadores, bastaria a assinatura de um terço deles (27).
Caso o requerimento alcance esse
número de assinaturas, o presidente Rodrigo Pacheco pode determinar a abertura
da comissão. No caso da CPI da Covid, a comissão foi aberta apenas após
determinação do ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal.
CPI da Covid 2021
A CPI da Covid, que tinha
Randolfe Rodrigues como vice-presidente, terminou em outubro com o pedido de
indiciamento de duas empresas e 78 pessoas, entre eles o presidente Jair
Bolsonaro.
Com a justificativa de investigar
ações e omissões do governo federal no combate à pandemia, a “primeira versão”
da CPI terminou sem conseguir elaborar sequer uma denúncia consistente de
desvio dos cofres públicos.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!