Governo deve distribuir doses
fabricadas pela Fiocruz com tecnologia da AstraZeneca assim que as receber
O Ministério da Saúde informou
nesta terça, 12, que a aplicação das doses da vacina inteiramente fabricada no
Brasil, que está sendo fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz),
deve ser iniciada na primeira semana de fevereiro, logo após as primeiras
entregas serem realizadas pela fundação. A Fiocruz diz ter 21 milhões de doses,
em diferentes estágios de fabricação e controle de qualidade, que utilizam a
tecnologia desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca – as
duas transferiram o conhecimento sobre a produção para a instituição
brasileira, o que estava previsto em contrato de compra de doses. “Este é um
passo que o Brasil dá na autossuficiência das vacinas contra a Covid-19 e para
também, quem sabe, passar a ser um exportador de vacina e um supridor desse
insumo para toda a América Latina. Vimos no começo do ano passado o quão
importante é investir no parque industrial de saúde no Brasil. Esse passo
sinaliza a independência para a produção desse insumo, que se mostrou
fundamental no enfrentamento à pandemia”, afirmou o secretário-executivo do
Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.
A Fiocruz poderá começar a
produzir o imunizante após ter recebido na última sexta, 7, autorização da
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fabricar nacionalmente o
Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), principal componente da vacina. No
processo de aprovação, a Anvisa avaliou a equivalência do processo produtivo,
para comprovar que as vacinas produzidas com o IFA de Bio-Manguinhos/Fiocruz
possuem a mesma eficácia, segurança e qualidade das processadas com o
ingrediente importado e seguem as mesmas etapas do processo produtivo e
metodologias exigidas. A transferência de tecnologia da vacina da AstraZeneca
para a Fiocruz ocorreu em menos de um ano, enquanto processos do tipo chegam a
durar uma década.
Por Jovem Pan
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!