UPA 24h otimiza atendimento à população de Rio das Ostras | Rio das Ostras Jornal

UPA 24h otimiza atendimento à população de Rio das Ostras

Foto Divulgação

Metodologia do Ministério da Saúde é focada em gestão mais humanizada

A Saúde de Rio das Ostras vem ganhando novos rumos no que diz respeito a gestão em atendimentos à população. A Upa 24h, por exemplo, que funciona no Âncora, já começou a atuar com o Projeto Lean Healthcare. Trata-se de uma metodologia de gestão que o Ministério da Saúde está implementando no país, para tornar mais eficiente o atendimento nas emergências. Recentemente, o projeto foi apresentado à Administração Municipal por profissionais do Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – Ibrapp.

De acordo com o consultor do Ibrapp, Igor Barreto Ribeiro, o processo já foi implementado em aproximadamente 50 UPAs e hospitais públicos do país e Rio das Ostras é a primeira cidade do Estado do Rio a receber o projeto. O objetivo é otimizar o atendimento aos pacientes, reduzindo o desperdício e o tempo nos serviços de emergência, além de oferecer maior segurança e resolutividade nos processos de atendimento, e uma gestão mais humanizada.

Desde agosto, a UPA 24h de Rio das Ostras passou por algumas fases e critérios operacionais do projeto Lean e, posteriormente, será feito um trabalho de controle e monitoramento dos resultados alcançados. Atualmente, a unidade tem um número médio de 275 pacientes atendidos por dia.  

“A ideia é realizar um trabalho de humanização na UPA e trazer melhorias no acolhimento dos pacientes e no fluxo de atendimento. De forma geral, tivemos uma avaliação bem positiva na implementação do projeto e há uma necessidade que os tomadores de decisão das unidades estejam envolvidos para maximizar esses resultados”, ressaltou Igor.

O projeto considera a necessidade do paciente em ser ouvido e ter suas dores tratadas, principalmente nesse cenário de pandemia. “Surgiu a necessidade do serviço de Saúde prestar acolhimento com escuta satisfatória, implementado boas práticas e um Plano de Ação. Esta é uma oportunidade para mudar essa cultura do medo do paciente de ser atendido em uma época atípica como essa”, acrescentou outro representante do Instituto.

Para Rio das Ostras, essa nova metodologia do Ministério da Saúde é muito importante para o desenvolvimento do trabalho realizado na unidade, pois traz melhoria e mais rapidez no fluxo de atendimento. Além disso, passando por várias etapas, os profissionais ganham mais conhecimento em identificar a diferença na classificação de risco nos setores verde, vermelho, azul e amarelo, entre outras melhorias. Para a equipe da UPA 24h, o projeto traz resultados positivos tanto para pacientes quanto para os profissionais, só vem agregar para a cidade e saúde da população.   

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