A Petrobras vem ampliando rapidamente a realização de testes rápidos para
diagnóstico de Covid-19 e já faz a triagem dos colaboradores que atuam nas
atividades logísticas da companhia no Porto do Rio e armazéns localizados no
Rio de Janeiro. A companhia iniciou em abril os testes no pré-embarque para
plataformas, expandiu logo em seguida para refinarias, térmicas e unidades de
tratamento gás da companhia e vem atendendo as demais unidades operacionais, de
acordo com a capacidade de atendimento do mercado e sempre considerando
critérios técnicos e a avaliação do quadro de saúde da região. Com isso, mais
de 40 mil testes foram aplicados até hoje antes do início das atividades
operacionais.
A testagem na triagem se soma à realização de testes em colaboradores que
apresentam sintomas, medida que a Petrobras foi uma das primeiras empresas a
adotar em larga escala. Mais de 5 mil testes foram realizados para diagnóstico
de pessoas com sintomas. Com testes de triagem e testes para diagnóstico, a
Petrobras já cobriu cerca de 26% do universo de cerca de 150 mil pessoas que
atuam em suas unidades, sejam empregados ou colaboradores de empresas
prestadoras de serviços. Em comparação a países que adotaram testes em massa, a
companhia testou proporcionalmente três vezes mais que os EUA e quase o dobro
que Portugal.
A Petrobras entende que o diagnóstico preciso da situação nas unidades é fundamental para avaliar as estratégias de prevenção. Por isso, desde o início da pandemia, a companhia iniciou esforços para aquisição de kits de testes e contratação de serviços especializados. E já obtém resultados positivos no processo de triagem, identificando pessoas assintomáticas, antes mesmo de entrarem nas unidades, e afastando, portanto, possibilidade de contágio. Todos são orientados a cumprir isolamento e passam a ser monitorados pelas equipes de saúde.
A estratégia de ampla testagem avança junto com outras medidas preventivas como rigorosa higienização das instalações, uso de máscaras e redução da atuação presencial em cerca de 90% nas áreas administrativas e 50% nas áreas operacionais que desempenham atividades essenciais. A companhia monitora em tempo real os dados de saúde de seus empregados, que são orientados a reportar imediatamente caso ocorra qualquer sintoma por meio de um call center 24 horas, além de atendimento eletrônico. A Petrobras também atua junto às empresas prestadoras de serviços para que monitorem seus empregados, prestando todo apoio quando necessário.
A Petrobras entende que o diagnóstico preciso da situação nas unidades é fundamental para avaliar as estratégias de prevenção. Por isso, desde o início da pandemia, a companhia iniciou esforços para aquisição de kits de testes e contratação de serviços especializados. E já obtém resultados positivos no processo de triagem, identificando pessoas assintomáticas, antes mesmo de entrarem nas unidades, e afastando, portanto, possibilidade de contágio. Todos são orientados a cumprir isolamento e passam a ser monitorados pelas equipes de saúde.
A estratégia de ampla testagem avança junto com outras medidas preventivas como rigorosa higienização das instalações, uso de máscaras e redução da atuação presencial em cerca de 90% nas áreas administrativas e 50% nas áreas operacionais que desempenham atividades essenciais. A companhia monitora em tempo real os dados de saúde de seus empregados, que são orientados a reportar imediatamente caso ocorra qualquer sintoma por meio de um call center 24 horas, além de atendimento eletrônico. A Petrobras também atua junto às empresas prestadoras de serviços para que monitorem seus empregados, prestando todo apoio quando necessário.
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