Projeto transforma jovens de comunidades de Niterói e São Gonçalo em cozinheiros internacionais | Rio das Ostras Jornal

Projeto transforma jovens de comunidades de Niterói e São Gonçalo em cozinheiros internacionais

A seleção dos estudantes leva em conta a renda familiar dos alunos
 (até três salários mínimos), entrevista pessoal, análise de
currículo e avaliação psicológica.
98% dos formados no Energia do Sabor, parceria entre CEG e Unilasalle, já estão empregados. Formatura ocorre nesta terça (10), no formato de uma competição culinária.
Os alunos do projeto social Energia do Sabor concluem nesta terça-feira (10) o curso de formação de cozinheiro internacional. Os estudantes - jovens de comunidades de Niterói e São Gonçalo (RJ), com idades entre 18 e 25 anos - tiveram nove meses de aulas práticas em uma cozinha modelo, onde prepararam diversos pratos da gastronomia internacional, passando por técnicas europeias e asiáticas, por exemplo, além da própria cozinha brasileira. O curso incluiu ainda aulas teóricas sobre temas como mercado de trabalho, cardápio e precificação de produtos, totalizando um ano de curso. A iniciativa é uma parceria entre a Ceg, empresa do grupo Gas Natural Fenosa; e a Universidade Unilasalle.
De acordo com Fernanda Amaral, responsável pela responsabilidade social da Ceg, o projeto Energia do Sabor nasceu do programa de voluntariado da empresa e deu tão certo que, há cinco anos, é integralmente custeado pela empresa. “Desde 2013, quando formamos a primeira turma, cerca de 100 jovens concluíram o curso e 98% já estão empregados”, explica Fernanda.
A alta empregabilidade é resultado da grande demanda por profissionais qualificados em restaurantes e hotéis do Rio de Janeiro e Niterói, da qualidade do curso da Unilasalle e do empenho dos professores e alunos do projeto. “Antes mesmo da formatura, somos procurados por diversos restaurantes, já interessados em contratar os alunos”, afirma Vicente Maia, coordenador do curso na
As aulas também ajudam a potencializar talentos. 
Unilasalle.
A seleção dos estudantes leva em conta a renda familiar dos alunos (até três salários mínimos), entrevista pessoal, análise de currículo e avaliação psicológica. Todos recebem vale-transporte e alimentação durante todo o período do curso.
Não faltam histórias de sucesso. Marcos Paulino, de 25 anos, é paraibano e mudou-se para o Rio há sete anos. Começou trabalhando em Niterói como faxineiro de um restaurante, mas sempre teve curiosidade sobre a cozinha e demonstrava interesse em aprender. Após ser selecionado para a turma deste ano do Energia do Sabor, foi promovido para ajudante de cozinha. Atualmente, já exerce o cargo de chef do restaurante.
As aulas também ajudam a potencializar talentos. Maiara Alves, de 26 anos e moradora de São Gonçalo, sempre gostou de comida japonesa. Decidiu então aprender a preparar os pratos por conta própria, assistindo a vídeos na internet. Após elogios dos amigos e da família, resolveu transformar o hobby em negócio e criou um serviço de delivery. Depois que foi selecionada pelo Energia do Sabor, descobriu novas técnicas e ingredientes e passou a aplicar o que aprendeu no seu negócio. Hoje, além do empreendimento ser uma das principais fontes de renda da família, Maiara também foi contratada como secretária de gastronomia do curso, responsável pela administração dos suprimentos das aulas, entre outras funções.
Formatura - A formatura será mais uma oportunidade de aprendizado. Os 19 alunos serão divididos em grupos para participar de uma competição culinária, onde deverão preparar um prato principal, a partir de um ingrediente sugerido por Vicente Maia. Tudo será avaliado por chefs convidados: Claude Troisgros, do restaurante Olympe; Silvia Paludo, do Família Paludo; e José Hugo Celidônio; além de representantes da Unilasalle e da CEG. Os alunos receberão o feedback de profissionais renomados e ganharão jogos de facas profissionais. O grupo com melhor desempenho terá a oportunidade de um estágio remunerado.
Formatura do projeto Energia do Sabor
Data: 10 de julho (terça-feira)
Local: Universidade Unilasalle (Rua Gastão Gonçalves, 79 - Niterói)
Horário: 09h30

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.