Parceria da Emater-Rio e Banco do Brasil vai agilizar crédito rural para agricultura familiar no estado | Rio das Ostras Jornal

Parceria da Emater-Rio e Banco do Brasil vai agilizar crédito rural para agricultura familiar no estado

Os técnicos da EMATER-RIO passarão por processo de certificação
como correspondente bancário agropecuário, realizado por 
certificadora credenciada pelo Banco Central.

Empresa vinculada à secretaria de Agricultura será correspondente bancário da instituição financeira
Além de apoio técnico e serviços de extensão rural para agricultores familiares, os escritórios da EMATER-RIO - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado,  vinculada à secretaria estadual de Agricultura, passarão a atuar como correspondente bancário (Coban) do Banco do Brasil para operações de crédito rural, com linhas do Pronaf.

O contrato assinado nesta terça-feira (10) pela presidente e diretor técnico da Emater-Rio, Stella Romanos e Ricardo Mansur, e o Superintendente Estadual do BB, Raimundo Perez Ferraz Junior, em solenidade com as presenças do secretário estadual de Agricultura, Alex Grillo, o presidente da Federação de Agricultura do Estado - FAERJ, Rodolfo Tavares, e técnicos da empresa e do banco, vai agilizar a concessão de crédito rural para agricultores familiares fluminenses.

Parceiros de longa data, a EMATER-RIO e o Banco do Brasil vêm trabalhando para facilitar o acesso do pequeno produtor ao financiamento rural, bem como elevar o volume de recursos destinados à carteira agrícola no estado. A partir de agora, extensionistas, em diversos municípios fluminenses  também vão atuar como correspondente bancário agropecuário. Com isso, o produtor passará a realizar quase todo o processo de contratação de crédito do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, através do escritório da EMATER-RIO, cabendo ao banco apenas a análise e aprovação.

Os técnicos da EMATER-RIO passarão por processo de certificação como correspondente bancário agropecuário, realizado por  certificadora credenciada pelo Banco Central. Os extensionistas também serão capacitados para operarem o sistema do Banco do Brasil.

Com o Coban, os produtores rurais terão seus créditos liberados em tempo recorde. O módulo é um sistema criado pelo BBl para que outras instituições que atuam com crédito rural possam colaborar na agilização do cadastro dos produtores que buscam financiamento através das linhas de crédito oferecidas pelo banco. Com a parceria, quando o extensionista elaborar o projeto para o produtor rural ele poderá, simultaneamente, cadastrá-lo no módulo e ir antecipando a consulta de sua viabilidade econômica.

Para a presidente da EMATER-RIO, Stella Romanos, serão várias as vantagens para os agricultores. Desde a ampliação do horário de atendimento em relação ao do expediente bancário, até os ajustes diretamente com os técnicos da EMATER-RIO, profundos conhecedores das atividades rurais e das linhas de crédito.

- É o resultado de uma luta de todos nós e uma vitória dos produtores rurais – enfatizou ela.

O crédito rural é uma das oportunidades que o agricultor familiar tem de investir e ampliar a sua atividade. O Pronaf financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares.  O programa tem taxas e juros que variam entre 2,5 a 4,6% ao ano para o segmento. Os recursos são para o financiamento de custeio e investimento.

Na avaliação do secretário estadual de Agricultura, Alex Grillo, com a parceria espera-se incrementar as operações de crédito rural no Rio de Janeiro em pelo menos 60%.

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE