Centenas de
pessoas aferiram pressão arterial
durante o
evento. Foto: Mauricio Rocha
|
Mais de 200
pessoas aferiram pressão arterial, receberam orientação nutricional e
participaram de atividades
Uma população
mais atenta à saúde! Esse foi o resultado da mobilização pelo Dia Nacional de
Combate à Hipertensão Arterial promovido pela Secretaria de Saúde de Rio das
Ostras. Centenas de pessoas participaram das atividades, que incluíram aferição
de pressão, orientação nutricional e atividades físicas.
“Estima-se
que 25% da população seja hipertensa e muitos não sabem. A campanha teve o
objetivo de lembrar à população o quanto é importante avaliar sua pressão e
adquirir hábitos alimentares mais saudáveis, ingerindo alimentos menos
processados e mantendo uma rotina de atividades físicas”, explica a diretora do
Departamento de Programas de Saúde, Andréa Viana.
Os integrantes
dos grupos dos programas municipais de saúde de Hipertensão e Diabetes
(Hiperdia) e de Idosos, além dos grupos de pacientes obesos, participaram das
atividades.
Mais de 200
pessoas puderam aferir a pressão arterial e , quando necessário, foram
encaminhadas ao tratamento. Maria das Neves de Lima participa do Programa
Hiperdia e recebe consultas de saúde e os medicamentos pela Rede Municipal.
“Além das
consultas, eu gosto muito do grupo. A gente pode conversar, fazer atividade
física, oficinas e aprender muitas coisas. É importante manter a saúde boa”,
afirma Maria das Neves.
ALIMENTAÇÃO -
A boa alimentação foi destaque. Especialistas em nutrição da Rede Municipal e
da UFRJ-Macaé orientaram o público na palestra “O sal que ninguém vê”. Também
houve exposição de produtos orgânicos da feira agroecológica.
O público
também pôde conferir exposição de produtos artesanais produzidos pelos artesãos
locais e integrantes dos grupos do Hiperdia e do Programa do Idoso.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!