![]() |
Desertores
da Coreia do Norte jogam garrafas ao mar com
pen-drives
contra o regime (Foto: Ed Jones/AFP )
|
Dentro de
garrafas, opositores expulsos do país incluíram versões diferentes das
apresentadas pelas propagandas de Pyongyang - além de músicas, filmes e
programas de televisão proibidos.
Vários
desertores norte-coreanos lançaram garrafas ao mar, nesta terça-feira (1º),
contendo "pen-drives", na esperança de que cheguem ao Norte e sirvam
para contrabalançar a propaganda do regime de Pyongyang.
Após anos de
tensões sobre o programa nuclear norte-coreano, a península vive desde janeiro
um processo de distensão excepcional, ilustrada, na sexta-feira passada (27),
pela histórica cúpula entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in,
e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.
Entre outras
medidas, ambos se comprometeram a "cessar por completo todos os atos
hostis" a partir de 1º de maio na chamada Zona Desmilitarizada (DMZ), na
fronteira entre o Norte e o Sul, incluindo a emissão de propaganda com
alto-falantes, ou lançando panfletos pelo ar.
Alguns
norte-coreanos que fugiram para o Sul não veem dessa forma. É o caso do
ex-prisioneiro político Jung Gwang-il e de outros militantes, que lançaram,
nesta terça, dezenas de garrafas ao mar de uma ilha sul-coreana, com a
expectativa de que cheguem ao Norte.
![]() |
Garrafas
contém dinheiro, arroz e pen-drives
(Foto: Ed
Jones/AFP )
|
Segundo Jung, a
Coreia do Sul se dobrou ao Norte, ao aceitar, na semana passada, silenciar os
alto-falantes gigantes que até agora difundiam mensagens de propaganda
destinadas aos soldados norte-coreanos na fronteira.
"O que Kim
Jong-un mais teme? Que os norte-coreanos se deem conta da realidade",
afirmou, referindo-se ao líder norte-coreano.
As garrafas
estão cheias de comida, dinheiro, remédios e "pen-drives". Segundo
Jung-oh, outro norte-coreano que fugiu de sua terra natal, as garrafas levam de
quatro a cinco horas para chegar à costa vizinha.
Por France Presse


0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!