Governo filipino notifica ONU sobre saída do Tribunal Penal Internacional | Rio das Ostras Jornal

Governo filipino notifica ONU sobre saída do Tribunal Penal Internacional

Criança brinca com uma réplica de arma enquanto policiais fazem
 campanha de porta em porta para coibir o tráfico de drogas em
uma comunidade de Manila, Filipinas, onde o presidente declarou
guerra contra o tráfico (Foto: Noel Celis/AFP)

Tribunal investiga polêmica política contra as drogas implementada pelo governo de Rodrigo Duterte.
O governo das Filipinas anunciou nesta sexta-feira (16) que notificou oficialmente a ONU sobre a saída do país do tratado de criação do Tribunal Penal Internacional (TPI), que está investigando a polêmica política contra as drogas comandada pelo presidente Rodrigo Duterte.
Oficialmente, para abandonar o TPI é necessário um aviso com um ano de antecedência e, segundo especialistas, a saída não impede investigações de supostos crimes que provocara preocupação internacional.
O anúncio da notificação oficial aconteceu poucos dias depois do próprio Duterte ter antecipado que o país abandonaria o tribunal em consequência da investigação preliminar, iniciada mês passado, após acusações de que sua guerra contra o narcotráfico implica crimes contra a humanidade.
Manila informou em uma carta enviada na quinta-feira às Nações Unidas, que mediou as negociações para a criação do TPI, sua retirada do Estatuto de Roma.
"A decisão de abandonar é uma posição de princípio das Filipinas contra o que pretendem politizar e militarizar os direitos humanos", afirma a carta.
A polícia filipina afirma que matou 4.100 supostos traficantes e consumidores de droga na campanha, mas os grupos de defesa dos direitos humanos acreditam que o balanço é três vezes superior e acusam as autoridades de assassinato.
Quando assumiu a presidência em julho de 2016, Duterte prometeu acabar com o problema em seis meses ou renunciaria. Mais tarde, ele reconheceu que esse prazo era um "erro de cálculo" porque ele não percebeu o quão grave era o problema, alegando que as drogas podem mesmo financiadas por grupos terroristas.
Milhares de famílias foram destruídas com o assassinato de pais e mães que vendiam pequenas quantidades de droga para sustentar seus filhos.
Por France Presse

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE