Prefeito de Rio das Ostras busca apoio em Brasília para caso de erosão no Abricó | Rio das Ostras Jornal

Prefeito de Rio das Ostras busca apoio em Brasília para caso de erosão no Abricó

Carlos Augusto, pediu apoio para a recuperação da área, visto que
 atualmente o município não dispõe de recursos para realizar a obra.
O prefeito disse que o ministro se mostrou sensível à urgência de se
resolver o problema e se comprometeu em colocar o caso na pauta
 do Governo Federal.  Fotos: Divulgação / Arte ROJORNAL
Carlos Augusto apresentou um estudo sobre impactos na localidade ao ministro da Secretaria de Governo  

Como muitos sabem, moradores da Praia do Abricó em Rio das Ostras vivem hoje uma realidade muito difícil por conta da erosão e avanço do mar. Nesta quarta-feira, dia 17, o prefeito Carlos Augusto Balthazar esteve em Brasília para buscar apoio junto ao Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, a fim de resolver o problema. Na ocasião, ele levou um pedido de cooperação técnica e repasse de verbas para a recuperação da Orla, no trecho que vai da Praia da Tartaruga à do Abricó. O prefeito também apresentou ao ministro um estudo sobre os impactos da erosão na região.

Segundo o mestre em Geologia, Daniel Fernandes, que elaborou sua tese de mestrado justamente em cima do avanço do mar em Rio das Ostras, o problema é muito complexo e tem como origem vários fatores, que vão desde a construção da barragem de Jurtunaíba, no Rio São João, entre os municípios de Silva Jardim e Araruama, passando pela ação do homem em todo trecho do corpo hídrico, à ocupação desordenada da foz em Barra de São João, incluindo ainda as características geográficas da grande enseada localizada entre Rio das Ostras e Búzios.

Com base nesse estudo elaborado pelo geólogo, a solução definitiva para o problema só será possível com a participação direta dos Governos Federal e Estadual, disponibilizando apoio técnico e financeiro aos municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, incluindo Barra de São João, e Búzios. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, a situação
da orla entre as Praias da Tartaruga e Abricó piorou muito em virtude
da falta de implementação de medidas preventivas nos últimos anos.
Fotos: Dvulgação / Arte ROJORNAL
“O engordamento da praia e a construção de barreiras no mar para reduzir a energia das ondas que atingem a orla dessa região são fundamentais, além de ações de recuperação ambiental no Rio São João e sua foz,” ressaltou Daniel.

De acordo com Carlos Augusto, ele pediu esse apoio para a recuperação dessa área, visto que atualmente o município não dispõe de recursos para realizar a obra. O prefeito disse que o ministro se mostrou sensível à urgência de se resolver o problema e se comprometeu em colocar o caso na pauta do Governo Federal.

“Vamos buscar incansavelmente a solução para este problema junto ao Governo Federal. Caso não tenhamos êxito pela via política em curto prazo, acionaremos judicialmente a União e o Estado para que cumpram com suas obrigações”, pontuou. 

MEDIDAS REALIZADAS - O prefeito de Rio das Ostras ainda deixou claro que as medidas preventivas que cabem ao município estão sendo tomadas desde o início de sua gestão e que, no final do ano passado, foi sancionada uma lei isentando os moradores das propriedades atingidas na localidade do pagamento do IPTU.

Também de acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Werther Albuquerque, a situação da orla entre as Praias da Tartaruga e Abricó piorou muito em virtude da falta de implementação de medidas preventivas nos últimos anos. 

“A desobstrução de bueiros e das redes de drenagem só voltou a acontecer rotineiramente no inicio do ano passado, o que acabou colocando em risco, inclusive, um trecho da Avenida Amaral Peixoto”, registrou.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE