Lei que priorizaria processos com igrejas na Justiça do RJ pode ser aprovada nesta quarta-feira | Rio das Ostras Jornal

Lei que priorizaria processos com igrejas na Justiça do RJ pode ser aprovada nesta quarta-feira

Processos judiciais que tenham igrejas ou templos seriam
 colocados como prioridade na Justiça do RJ
 (Foto: Francisco Comtê/ Divulgação PMR)
Em junho, texto foi modificado na Alerj e aprovado em primeira discussão. Novo pleito pode sacramentar a proposta, que iria para sanção do governador Pezão (PMDB).
O polêmico projeto que priorizaria processos referentes a igrejas e outros templos religiosos na fila da Justiça fluminense pode ser aprovado nesta quarta-feira (23) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
O texto afirma que as igrejas são “o maior braço do estado, ajudando [por exemplo] na recuperação de viciados" e pede mais celeridade, comparando-se às leis que dão atendimento preferencial a idosos e portadores de necessidades especiais em locais como banco e supermercado.
Em junho, a proposta recebeu 41 votos favoráveis de um total de 70 e foi aprovada em primeira discussão. Com isso, se aprovado novamente nesta quarta, vai à sanção do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB).
A votação que só ocorreu em 14 de junho estava marcada, inicialmente, para uma semana antes. Indignada com a proposta, no entanto, a oposição esvaziou o plenário e não houve quórum para a votação.
Por conta das polêmicas, o texto original do projeto foi modificado, criando excecções que não poderão ser sobrepostas pelos processos de igrejas. São elas:
  • a) cobrança de verbas alimentares
  • b) direitos patrimoniais, previdenciários, de família ou de criança e adolescente
  • c) questões de ilicitude com repercussões cíveis, criminais e administrativas
  • d) dívidas tributárias
Os processos judiciais de igrejas também não vão poder se sobrepor a casos em que o Ministério Público ou a Defensoria Pública atuem.
A proposta é do deputado Fabio Silva (PMDB). Em 2015, ele foi foi um dos autores do projeto que concedia a Medalha Tiradentes — maior honraria do Estado — ao ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha. O projeto foi aprovado em plenário pela maioria dos deputados.
G1 tentou contato com o parlamentar, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Por Gabriel Barreira, G1 Rio
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE