Na Argentina, sentença inédita autoriza barriga de aluguel a casal gay | Rio das Ostras Jornal

Na Argentina, sentença inédita autoriza barriga de aluguel a casal gay

Criança será gerada por amiga do casal, que não receberá
dinheiro (Foto: Guillermo Ossa/Free Images)
Criança será gerada por amiga do casal, que não receberá dinheiro. Óvulo virá de banco de doação e sentença determina que pais, junto há 14 anos, deverá explicar à criança sua origem.
A Justiça argentina autorizou um casal de dois homens a ter um filho com uma barriga de aluguel em um tratamento que será realizado no país.
Trata-se de um casal que está junto há 14 anos e uma amiga dos dois "emprestará" o seu útero para o tratamento na província argentina de Rio Negro.
Neste caso, será utilizado o óvulo de um banco de doação e o material genético de um dos homens.
"É um caso de abertura porque representa a única opção que eles têm [para ter um filho]", explicou a juíza María Laura Dumpé, que julgou a causa.
Para a sentença, que não tem antecedentes na Argentina, foi realizado "um trabalho com psicólogos, psicopedagogos, psiquiatras e médicos".
A decisão também assegurou que não houve retribuição econômica à mulher, o que é proibido por lei.
"Ela é divorciada, seus filhos sabem e a acompanham nisto. Tem a intenção de ajudar os seus amigos em seu projeto de vida. Negamos que haja retribuição em dinheiro", disse a juíza à emissora televisiva TN.
A magistrada definiu o caso como "um ato de amor, de companheirismo" e considerou que a sua sentença abrirá caminhos para "aqueles casais que de outra forma não poderiam ter filhos, por exemplo, no caso de um casal em que a mulher não tenha útero".
A sentença inclui a obrigação para os pais de explicar à criança sobre a sua origem.
"Estou convencida desta necessidade, de explicar quando tiver capacidade suficiente para entender, de maneira que isto seja o mais natural possível", afirmou.
A identidade do casal está mantida em sigilo, assim como da mulher que será a barriga de aluguel.

Por France Presse
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE