Vacinação antirrábica prossegue na Região Serrana de Macaé | Rio das Ostras Jornal

Vacinação antirrábica prossegue na Região Serrana de Macaé

Atuação na área urbana ocorrerá a partir do 
dia 22 Foto: Divulgação
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde prossegue com a campanha de vacinação antirrábica em Macaé. Nesta semana, os agentes estão nas localidades de Cabeceira do Sana, Sana e Frade, das 9h às 16h. Até a terça-feira (6), foram vacinados cerca de mil animais entre cães e gatos. A meta, deste ano, é imunizar mais de 20 mil animais em todo município, envolvendo seis médicos veterinários e 144 agentes de Combate a Endemias.


Os dados dos animais vacinados contra a raiva na última campanha, realizada pelo CCZ em 2016, apontam para mais de 16 mil cães e cerca de três mil gatos. A campanha de vacinação antirrábica na área urbana começa no próximo dia 22, em Imboassica, e vai prosseguir em mais 50 locais. “O cronograma deste ano, que teve início na área rural, dia 29 de junho, deve terminar no dia 5 de setembro, atingindo todas as localidades das regiões urbana e serrana da cidade. Na serra macaense, devem ser aplicadas cinco mil doses da vacina”, informa Flávio Paschoal, coordenador administrativo do CCZ.

A raiva é uma doença em que o vírus se alastra pelo sistema nervoso central de animais de "sangue quente", domésticos ou selvagens, ou seja, cães, gatos, macacos, morcegos e outros, incluindo o homem. Ela é transmitida ao ser humano pelo contato da saliva (mordida ou lambedura) de animais que estão contaminados pelo vírus. “A vacina antirrábica é, ainda hoje, a única forma de prevenção. Assim, é preciso que os proprietários de cães e gatos levem seu animal de estimação para se vacinar”, recomenda Rafael Amorim, da coordenação de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses.

Cronograma de vacinação que segue na Região Serrana em junho:

Quinta e sexta-feira (8 e 9) – Frade (Praça Principal), Crubixais, Morete e Boa Alegria (Volante);

Segunda e terça-feira (12 e 13) – Córrego do Ouro (Praça Principal);

Quarta-feira (14) – Trapiche (Praça do Hospital);

Segunda-feira (19) – Serra da Cruz (Na Praça, fixo e volante);

Terça e quarta-feira (20 e 21) – Glicério (Praça Principal).
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE