Rio das Ostras realiza Seminário Regional de Agricultura que reúne representantes de vários municípios | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras realiza Seminário Regional de Agricultura que reúne representantes de vários municípios

Seminário propõe mais integração na agricultura
Fotos: Mauricio Rocha / Arte ROJORNAL
Técnicos da Secretaria Estadual ministraram palestras para os presentes


Foi realizado nesta terça-feira, dia 27, no Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras, mais um Seminário Regional de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura. Esse é o quarto encontro que acontece com o objetivo de apresentar os programas e serviços da secretaria e suas estruturas vinculadas para prefeitos e secretários de Agricultura. Desta vez, o seminário reuniu representantes de 11 municípios da Baixada Litorânea.

O encontro foi aberto oficialmente pelo secretário estadual de Agricultura, Jair Bittencourt, e contou com a presença do prefeito Carlos Augusto Balthazar e do vice-prefeito de Rio das Ostras Zezinho Salvador, além de diversas autoridades municipais, entre elas, o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca do Município, Ivan Noé, representantes das outras cidades participantes, vereadores e técnicos das empresas vinculadas, sendo Emater-Rio, Pesagro-Rio, Fiperj e Ceasa/RJ.

Durante a abertura do seminário, o secretário estadual de Agricultura, Jair Bittencourt, destacou a importância de atuar em parceria com os municípios. Segundo ele, com o estado do Rio de Janeiro em dificuldades financeiras é preciso trabalhar em sintonia para buscar e conseguir mais recursos federais para investimentos no setor agrícola “É muito importante que as ações sejam efetivas e pensadas de forma ampla e regional. A atenção à agricultura familiar é um ponto fundamental nesse processo de desenvolvimento”, comentou.

O Seminário Regional de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento está acontecendo em todas as regiões. “Ao promover esses encontros, nossa proposta é integrar as ações da Agricultura, apresentando às prefeituras informações, programas e serviços que possam contribuir na elaboração de suas políticas públicas para o desenvolvimento do setor”, afirmou o secretário.

Para o prefeito Carlos Augusto, em tempos de crise, a realização de eventos como esse, acaba beneficiando a todos. “É importante o apoio de todos para que possamos, em parceria, beneficiar e desenvolver políticas públicas voltadas ao homem do campo. Municípios e Estado precisam trabalhar juntos de forma que não fique oneroso para ninguém”, declarou.

PARCERIAS – Rio das Ostras já possui um termo de Termo de Cooperação Técnica e Operacional com a Emater-Rio, que destinou dois tratores com grade aradora, moto niveladora, caminhão basculante e retroescavadeira. Além disso, técnicos da Fiperj - Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro e da Emater - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural já atendem em uma sala na Secretaria do Ambiente de Rio das Ostras para facilitar o acesso de pescadores e produtores rurais.

Para o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, Ivan Noé, esse trabalho tem sido fundamental para a retomada da produção em Cantagalo, principalmente na cultura do feijão, que é uma tradição no Município. “Nós temos compromisso com a área rural e a obrigação de fazer a terra cumprir sua função social, que é a produção e alimentos”, disse.

Segundo Estela Romanos, presidente da Emater-Rio, as parcerias devem continuar e ainda serem ampliadas. “Estamos aqui em reunião de trabalho e isso é importante para uma integração ainda maior entre nossos técnicos e os agricultores e produtores dos municípios”, disse.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE