Montenegro se torna o 29º membro da Otan | Rio das Ostras Jornal

Montenegro se torna o 29º membro da Otan

Ministro de Relações Exteriores de Montenegro, Srdjan Darmanovic,
 apresenta documento de adesão à Otan nesta segunda-feira (5) em
 cerimônia no Departamento de Estado dos EUA
(Foto: ALEX WONG / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP )
Adesão incomodou a Rússia, que considera "uma provocação".
Montenegro se tornou oficialmente, nesta segunda-feira (5), o 29º membro da Otan, em um momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, envia sinais ambíguos sobre a Organização do Tratado do Atlântico Norte.
O primeiro-ministro de Montenegro, Dusko Markovic, e o titular das Relações Exteriores, Srdjan Darmanovic, entregaram nesta segunda ao governo americano o instrumento de adesão à aliança deste pequeno país de 626 mil habitantes, em uma cerimônia no Departamento de Estado.
A integração à organização desta pequena república da Iugoslávia comunista incomodou a Rússia, que considera "uma provocação".
Com esta incorporação, a Otan controla agora todo o litoral norte do Mediterrâneo, desde o estreito de Gibraltar até a fronteira entre a Turquia e a Síria.
Mas esta extensão coincide com a crescente preocupação europeia pelo compromisso de Trump com a aliança, que qualificou de "obsoleta" durante a sua campanha presidencial.
"Estamos celebrando hoje o fato de nunca mais alguém decidirá pelas nossas costas, por nós e por nossos Estados, como aconteceu no passado", disse Markovic durante a cerimônia.
A entrada na Otan "é um evento histórico para um país e uma nação que suportou enormes sacrifícios nos séculos XIX e XX para defender os seus direitos e uma vida livre, o direito de decidir sobre o nosso futuro, com o nosso nome reconhecido pelo mundo e com os símbolos de nossa própria nação", acrescentou.

Por France Presse
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE