Casimiro de Abreu amplia atendimento odontológico nos postos de Saúde | Rio das Ostras Jornal

Casimiro de Abreu amplia atendimento odontológico nos postos de Saúde

Para o atendimento no CEO é necessário ser encaminhado
pelo dentista da rede básica no ESF. Foto Divulgação 
Precisando de dentista? A rede odontológica da Prefeitura de Casimiro de Abreu será ampliada de 6 unidades de atendimento para 11 a partir do segundo semestre deste ano. O objetivo é priorizar as primeiras consultas reduzindo a fila de espera. Outra novidade é que também no segundo semestre deste ano, a Secretaria de Saúde vai abrir uma subunidade do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no Centro de Referência e Especialidades Médicas (CREM), em Barra de São João, para melhor atender a comunidade do distrito.
Quem precisar de atendimento odontológico pode procurar uma das unidades de saúde do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), onde são feitos os primeiros procedimentos, como limpeza, raspagem de tártaro, restaurações e outros. As unidades são em Barra de São João, ESF Oswaldo Ramos e ESF Palmital; na sede do município, ESF Mataruna e ESF Centro; nos demais distritos, ESF Rio Dourado e ESF Professor Souza; e na Serra casimirense, nas unidades Rosa Branca e Córrego da Luz.
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) oferece um serviço importante, diferenciado, sobretudo, para as famílias que não têm condições de custear tratamentos com especialista. A Prefeitura disponibiliza as seguintes especialidades: endodontia; periodontia; pacientes especiais - uma área que atende pacientes com algum tipo de deficiência, diabéticos, hipertensos e casos complexos; cirurgia bucomaxilo; ortodontia - para o caso de uso de aparelho; e prótese dentária.
Para o atendimento no CEO é necessário ser encaminhado pelo dentista da rede básica no ESF. Willian Couto, de 10 anos, filho da dona de casa Neuza Couto, iniciou o tratamento para colocar aparelho nos dentes. "Vai ser muito bom para meu filho. Esse serviço gratuito é tão importante para nossa família, porque não teríamos condições de pagar", disse a mãe do menino comemorando.
Segundo a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Fernanda Marins, os dias de atendimento para a especialidade endodontia, que trata de canal dos dentes, foram ampliados para atender a demanda. "Quando assumimos, havia uma fila grande para essa especialidade. O atendimento com endodontista era realizado apenas duas vezes na semana. Esse ano, contratamos mais um profissional e disponibilizamos o atendimento de segunda a sexta", ressaltou Fernanda Marins.

O atendimento odontológico nas unidades do ESF acontece das 8h às 17h e no Centro de Especialidades Odontológicas das 8h às 16h. O CEO fica ao lado da Secretaria de Saúde, na sede do município.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE