Argentina aprova lei que tira guarda de filhos de feminicidas | Rio das Ostras Jornal

Argentina aprova lei que tira guarda de filhos de feminicidas

75% dos casos de mortes de mulheres na Argentina
 são por feminicídio / AFP
Atualmente, genitor pode ficar com guarda dos filhos caso cometa crime contra mãe das crianças.
O Congresso argentino aprovou na noite de quarta-feira (31) uma lei que suspende a responsabilidade parental dos feminicidas, assim como aos responsáveis por crimes de lesões gravíssimas e de abuso sexual contra filhos e filhas.
A lei, que já tinha sido aprovada pela Câmara dos Deputados, teve um parecer positivo dos 47 senados presentes.
A iniciativa prevê a mesma sanção para mulheres que assassinaram os seus parceiros, exceto quando o caso for de legítima defesa ou por ter sido vítima de violência de gênero.
Segundo o projeto, a guarda dos filhos será suspensa de maneira automática quando alguém for processado por feminicídio. O direito será devolvido após cumprir a condenação dada.
Atualmente, no caso da guarda ser compartilhada entre a mãe e o pai, os filhos ficam sob tutela do pai, caso este cometa um crime contra a mãe das crianças.
Na mesma sessão, o Senado aprovou um projeto que prevê uma reparação econômica para filhos menores de idade de vítimas de feminicídio e outro que outorga uma pensão às vítimas de tráfico de pessoas. Ambos os projetos deverão ser analisados pelos deputados.
Os projetos foram abordados em uma semana de manifestações que culminarão neste sábado (3), com uma nova marcha organizada pelo coletivo "Ni una Menos" em Buenos Aires e em outras cidades do país.
Um relatório da Suprema Corte de Justiça, divulgado na quarta, indica que na Argentina em 2016 foram cometidos 254 feminicídios, 19 a mais do que no ano anterior.
Uma mulher foi assassinada apenas por ser mulher a cada 34 horas e, pelo menos, 244 crianças e adolescentes ficaram sem mãe. Em 75% dos casos, os criminosos foram os parceiros, ex-parceiros ou familiares das vítimas.

Por France Presse
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE