Turquia demite 107 juízes e promotores por suposta ligação com tentativa de golpe, diz mídia | Rio das Ostras Jornal

Turquia demite 107 juízes e promotores por suposta ligação com tentativa de golpe, diz mídia

O presidente turco Tayyip Erdogan
(Foto: REUTERS/Alkis Konstantinidis)
É a terceira grande limpa desde que o presidente Tayyip Erdogan recebeu novos poderes.
A Turquia demitiu 107 juízes e promotores devido a alegadas ligações com uma tentativa de golpe em julho do ano passado, informou a televisão turca nesta sexta-feira (5), na terceira grande limpa desde que o presidente Tayyip Erdogan recebeu novos poderes.
Até agora, a Turquia já demitiu aproximadamente 145 mil funcionários civis, pessoal de segurança e acadêmicos, segundo a mídia local. O número de juízes e promotores removidos chegou a 4.238.
Ancara culpou a rede do clérigo Fethullah Gulen, que vive nos Estados Unidos, pela tentativa de golpe em julho do ano passado, do qual ele nega qualquer envolvimento.
Mandatos de detenção foram emitidos para os juízes e promotores demitidos, segundo a TV turca. Mais de 40 mil foram presos no período que sucedeu o golpe fracassado, em que 240 pessoas foram mortas, principalmente civis.
No sábado, a Turquia expulsou mais de 3.900 pessoas do serviço público e das forças armadas consideradas como ameaças para a segurança nacional, após o referendo de abril, que grupos de direitos humanos e alguns aliados do Ocidente disseram que deixou o país, membro da Otan e candidato à União Europeia, mais próximo de uma ditadura.

Por Reuters
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE