RJ proíbe radar de velocidade em 'área de risco'

Radar de fiscalização eletrônica de velocidade no Rio Comprido,
Zona Norte do Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)
Lei foi publicada nesta terça-feira (16) após sanção de Pezão e se refere a 'comunidades carentes' conhecidas por alto índice de violência. Retirada de equipamentos não poderá custar nada aos cofres públicos.
Os famosos "pardais", ou radares de velocidade, terão de ser retirados de "áreas de risco". É o que determina uma lei aprovada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e publicada nesta terça-feira (16) no Diário Oficial do Estado, após sanção do governador Luiz Fernando Pezão.
A proposta do deputado Dionísio Lins (PP) considera áreas de risco as comunidades carentes mapeadas e conhecidas por alto índice de violência e confronto armado em vias urbanas. O projeto, no entanto, não explicita nominalmente quais seriam essas vias.
Além disso, os "pardais" que já estão instalados terão de ser retirados de forma gradual. No entanto, é proibido qualquer custo aos cofres públicos, o que pode impedir a remoção caso o contrato com a empresa que instalou o equipamento tenha alguma cláusula de rescisão.
'Ou é roubado ou recebe multa', diz autor
Diz o texto proposto pelo vice-presidente da Comissão de Transportes da Alerj, Dionísio Lins (PP), que atualmente o cidadão não tem escolha: "ou ele é roubado ou recebe multa" para preservar a própria vida e de seus familiares.
"Inúmeros casos são aqueles em que roubos são constantes em áreas de comunidades carentes, conhecidas pelos recorrentes conflitos armados e que se expandem para o asfalto. Com o intuito de evitar mais mortes de cidadãos inocentes, este projeto em nenhum momento incentiva o aumento de velocidade ou propõe o avanço de sinais de trânsito, muito pelo contrário, há de se notar que, áreas de risco são apenas aquelas em que não há como reduzir a velocidade em razão de tiroteios e arrastões", argumenta Lins.

Por Gabriel Barreira, G1 Rio
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE