Rio das Ostras e Fiocruz qualificam profissionais em Educação Popular em Saúde | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras e Fiocruz qualificam profissionais em Educação Popular em Saúde

 Na Mostra de Experiências do EdPopSUS, os ACS, guardas sanitários
 e profissionais de enfermagem apresentaram, por meio de dinâmicas
 e palestras, o que aprenderam nas 160 horas de qualificação. 
Fotos: Mauricio Rocha / Arte ROjornal
Agentes comunitários de saúde, guardas sanitários e profissionais de enfermagem participaram do curso

Nesta terça-feira, dia 8, profissionais da Rede Municipal de Saúde de Rio das Ostras apresentaram os resultados do aprendizado no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS). A qualificação é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Escola Politécnica da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz e participação da Prefeitura de Rio das Ostras.

“Aprendemos mais sobre o SUS e sobre como levar informações de saúde a nossos colegas e à comunidade. O importante é saber que saúde é bem mais que consulta e remédio. É preciso ter um olhar cuidadoso para as pessoas. Saber escutar, acolher também pode ajudar a curar e prevenir”. O depoimento da Agente Comunitário de Saúde (ACS) Flávia Corrêa mostra que ela absorveu e está trazendo para a sua rotina de trabalho as premissas da qualificação.

Na Mostra de Experiências do EdPopSUS, os ACS, guardas sanitários e profissionais de enfermagem apresentaram, por meio de dinâmicas e palestras, o que aprenderam nas 160 horas de qualificação. A proposta do curso é a valorização das sabedorias populares, as expressões culturais locais, a participação popular e as ações coletivas. 

“A qualificação é de grande importância e nosso objetivo é oferecer aos profissionais da Rede Municipal a oportunidade de participar de novos cursos. Todos ganham com isso, as equipes e apopulação”, disse a secretária de Saúde Rosimeri Azevedo.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE - Ao longo dos últimos 25 anos, a Educação Popular tem tido uma importância estratégica para a construção do direito à saúde. Essa proposta fundamenta-se principalmente, no pensamento do educador Paulo Freire.
O objetivo do Curso de Aperfeiçoamento de Educação Popular – EdPopSus  é contribuir para a implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, promovendo a qualificação da prática educativa de profissionais e lideranças comunitárias que atuam na Atenção Básica pelo SUS.

“Embora seja de interesse de todos os profissionais de saúde, a qualificação é principalmente voltada para os agentes comunitários de saúde, agentes de vigilância em saúde e representantes de movimentos sociais”, explica a coordenadora estadual do EdPopSUS, Luanda de Oliveira Lima.


O curso abrange, atualmente, mais 12 Estados além do Rio de Janeiro: Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Nesta segunda edição, Rio das Ostras representou a Região da Baixada Litorânea. 
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE