Rio das Ostras e Fiocruz qualificam profissionais em Educação Popular em Saúde

 Na Mostra de Experiências do EdPopSUS, os ACS, guardas sanitários
 e profissionais de enfermagem apresentaram, por meio de dinâmicas
 e palestras, o que aprenderam nas 160 horas de qualificação. 
Fotos: Mauricio Rocha / Arte ROjornal
Agentes comunitários de saúde, guardas sanitários e profissionais de enfermagem participaram do curso

Nesta terça-feira, dia 8, profissionais da Rede Municipal de Saúde de Rio das Ostras apresentaram os resultados do aprendizado no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS). A qualificação é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Escola Politécnica da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz e participação da Prefeitura de Rio das Ostras.

“Aprendemos mais sobre o SUS e sobre como levar informações de saúde a nossos colegas e à comunidade. O importante é saber que saúde é bem mais que consulta e remédio. É preciso ter um olhar cuidadoso para as pessoas. Saber escutar, acolher também pode ajudar a curar e prevenir”. O depoimento da Agente Comunitário de Saúde (ACS) Flávia Corrêa mostra que ela absorveu e está trazendo para a sua rotina de trabalho as premissas da qualificação.

Na Mostra de Experiências do EdPopSUS, os ACS, guardas sanitários e profissionais de enfermagem apresentaram, por meio de dinâmicas e palestras, o que aprenderam nas 160 horas de qualificação. A proposta do curso é a valorização das sabedorias populares, as expressões culturais locais, a participação popular e as ações coletivas. 

“A qualificação é de grande importância e nosso objetivo é oferecer aos profissionais da Rede Municipal a oportunidade de participar de novos cursos. Todos ganham com isso, as equipes e apopulação”, disse a secretária de Saúde Rosimeri Azevedo.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE - Ao longo dos últimos 25 anos, a Educação Popular tem tido uma importância estratégica para a construção do direito à saúde. Essa proposta fundamenta-se principalmente, no pensamento do educador Paulo Freire.
O objetivo do Curso de Aperfeiçoamento de Educação Popular – EdPopSus  é contribuir para a implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, promovendo a qualificação da prática educativa de profissionais e lideranças comunitárias que atuam na Atenção Básica pelo SUS.

“Embora seja de interesse de todos os profissionais de saúde, a qualificação é principalmente voltada para os agentes comunitários de saúde, agentes de vigilância em saúde e representantes de movimentos sociais”, explica a coordenadora estadual do EdPopSUS, Luanda de Oliveira Lima.


O curso abrange, atualmente, mais 12 Estados além do Rio de Janeiro: Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Nesta segunda edição, Rio das Ostras representou a Região da Baixada Litorânea. 
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

PATROCINADOR

PUBLICIDADE