Justiça libera manifestação de 1º de Maio, sem shows, na Paulista

Manifestantes ligados à CUT e movimentos sociais realizam em
ato na avenida Paulista, em São Paulo (Jefferson Coppola/VEJA)
Acordo judicial determinou a transferência das apresentações de artistas para a Praça da República

Um dia depois de o Tribunal de Justiça de São Paulo proibir a realização de ato em comemoração ao Dia do Trabalho na Avenida Paulista, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) conseguiu, neste domingo, derrubar parcialmente a liminar.

Em audiência com a CUT e a prefeitura de São Paulo, o juiz Alexandre David Malfatti, decidiu que a central pode promover a manifestação política na Avenida Paulista, mas sem a realização de shows.  As apresentações de artistas foram transferidas para a Praça da República.

No sábado, o juiz Emanuel Brandão Filho, que expediu a liminar proibindo a CUT de promover a manifestação, determinou multa de R$ 10 milhões caso a medida fosse desobedecia.

Embate

O acordo judicial encerra a disputa entre o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) e CUT, que durante toda a semana deram declarações contrárias sobre a realização do ato de celebração do 1º de Maio na Avenida Paulista, na próxima segunda-feira.

Dória disse na quinta-feira que o evento do Dia do Trabalho promovido pela central sindical estava proibido. Segundo a prefeitura, o show que estava previsto para acontecer em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), era o principal ponto de discórdia, já que a CUT não teria pedido autorização específica para as apresentações.

A CUT bateu de frente e afirmou que manteria o evento, que classificou como um dia de resistência contra as reformas trabalhista e da Previdência propostas pelo presidente Michel Temer. Segundo a central, o ato também irá celebrar os cem anos da histórica greve de 1917, “que durou três dias e paralisou a capital paulista por liberdade e aumento salarial, marcando os primeiros tempos de organização operária no Brasil”.


(com Agência Brasil)
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

PATROCINADOR

PUBLICIDADE