Fundição de Artes e Ofícios de Rio das Ostras reabre e oferece cursos livres à população

A Fundição além de incentivar a preparação de mão-de-obra
para o mercado de trabalho através da arte, também tem
responsabilidade social. Fotos Divulgação / Arte ROjornal
As inscrições estão abertas e podem ser feitas na unidade de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h

Depois de alguns anos fechada, a Fundição de Artes e Ofícios da Fundação Rio das Ostras de Cultura abre as portas à comunidade e oferece cursos livres de luteria, circo, desenho, corte e costura, cerâmica, fusão de vidro e marionetes. As inscrições estão abertas na unidade de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, com taxa de R$ 85.

Os alunos estão começando a chegar e revitalizar a Fundição, que fica no Colinas, perto da área preservada de manguezal à margem do rio Das Ostras. Além dos cursos livres a unidade está aberta à visitação agendada e promove cursos gratuitos para crianças carentes.

Pelo encantamento que provoca em adultos e crianças, as aulas de circo são uma das mais procuradas. O instrutor Eder Veríssimo explica que as aulas não são apenas para quem quer trabalhar com a arte circense. “Somos procurados por atores, bailarinos, crianças e também por quem quer melhorar o condicionamento físico. O curso promove um conhecimento teórico do circo e a parte artística, acrobacia, malabares, tecido acrobático, perna de pau”, explicou. Crianças acima de oito anos já podem fazer o curso que tem duração de seis meses, e como trabalho de conclusão, participarão da montagem de um espetáculo no fim do ano.

Outra arte que encanta os alunos é a Luteria, construção e manutenção de instrumentos musicais de corda. As aulas são ministradas pelo mestre Já Silva, que além de luthier é compositor e músico. Os alunos devem ter idade acima de 16 anos e vão aprender, também em seis meses, a construir violão e cavaquinho artesanais e o ukulelê, instrumento menor que o cavaquinho, mas baratos de construir. “Vamos trabalhar com técnicas focadas na produção, para que os alunos possam comercializar os instrumentos rapidamente”, disse Já Silva.

CURSOS SOCIAIS – A Fundição além de incentivar a preparação de mão-de-obra para o mercado de trabalho através da arte, também tem responsabilidade social. Por isso reservou a segunda-feira para oferecer curso de circo gratuito para crianças carentes e de assistidos das entidades sem fins lucrativos da cidade. “Além do curso gratuito, estamos abertos para receber grupos de crianças, com prévio agendamento, para assistir um pocket espetáculo. Queremos que a sociedade frequente a Fundição”, disse o diretor da unidade, Michelangelo.

A Fundição de Artes e Ofícios é uma unidade da Fundação Rio das Ostras de Cultura e fica na Rua Beija-flor, s/nº - Colinas – Costazul. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

Segue a tabela de cursos e horários.

CURSO DE CIRCO
Segunda-feira – das 9h às 11h e das 14h às 16h – curso social
Terça-feira - das 9h às 11h e das 14h às 16h
Quarta-feira - das 14h às 16h e das 18h às 20h
Quinta-feira - das 18h às 20h

LUTERIA
Quinta e sexta-feira – das 9h às 12h e das 13h às 16h

CORTE E COSTURA
Terça-feira – das 9h às 12h e das 14h às 17h

DESENHO
Terça-feira – das 9h às 10h15 e das 14h às 15h30

FUSÃO EM VIDRO
Segunda-feira – das 15h às 16h e das 16h às 17h

MARIONETES
Quarta-feira – das 9h às 11h

CERÂMICA

Quarta-feira – das 10h às 12h
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

PATROCINADOR

PUBLICIDADE