Campanha contra a febre aftosa em Casimiro segue até dia 31 de maio | Rio das Ostras Jornal

Campanha contra a febre aftosa em Casimiro segue até dia 31 de maio

Há mais de 18 anos não há notificações de febre aftosa no estado
 do Rio de Janeiro e, mesmo não sendo uma zoonose, doença que
passa do animal para o ser humano. Foto Divulgação
Produtor que perder o prazo pode até ser multado Núcleo Estadual de Defesa Sanitária

Os produtores rurais de Casimiro de Abreu têm até o dia 31 de maio para agendar na Secretaria de Agricultura e Pesca, a vacinação do rebanho contra a febre aftosa. Este período de vacinação é estipulado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Aproveitando a oportunidade o gado está sendo imunizado também contra a raiva e a brucelose.

Desde o início da campanha, no dia 02 de maio, duas equipes com médico-veterinários e técnicos em agropecuária percorrem o município aplicando a vacina. De acordo com o médico-veterinário Mauro Banho Júnior, é importantíssimo que os produtores não percam o prazo da vacinação para não terem prejuízos com o rebanho.

“Caso o animal seja infectado por alguma dessas três doenças, aftosa, raiva ou brucelose, ele terá que ser sacrificado. O produtor pode perder todo seu rebanho. Além de ficar impedido de comercializar os animais, pois não poderá tirar a Guia de Trânsito Animal, (GTA) e seus derivados”, alertou o veterinário.

Há mais de 18 anos não há notificações de febre aftosa no estado do Rio de Janeiro e, mesmo não sendo uma zoonose, doença que passa do animal para o ser humano, é necessário manter os cuidados para que a doença permaneça erradicada no estado.

Já a brucelose e a raiva são doenças que podem ser transmitidas para o ser humano e sua incidência é mais comum, razão pela qual não se pode descuidar do rebanho. A vacinação é gratuita para todos os pequenos produtores.


A Imunização deve ser agenda na Secretaria de Agricultura e Pesca, no Sítio Agrícola, localizado na Estada Zac-Zuc Tahãn, s/n Vargem Grande, em Casimiro de Abreu. O telefone é 2778-1414.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE