Rio das Ostras: Grupos de Choro da Serra e Região dos Lagos homenageiam os 120 anos de Pixinguinha

O Encontro reunirá alguns dos grupos mais atuantes
das regiões Serrana e Lagos. Fotos Divulgação
Em sua primeira edição, o evento busca proporcionar a população um momento de apreciação deste ritmo.

Amantes do chorinho têm motivos de sobra pra passar o dia num dos belos pontos turísticos de Rio das Ostras, a Praça da Baleia. O Encontro Serramar de Choro vai celebrar, no próximo domingo, 23, os 120 anos do mestre do gênero, Pixinguinha, reunindo grupos das regiões Serrana e Lagos. O evento, que tem o apoio da Prefeitura, é aberto ao público, com entrada franca, de 10h às 18h.

Em sua primeira edição, o evento busca proporcionar a população um momento de apreciação deste ritmo, no dia 23, data em que é celebrado o nascimento de Alfredo da Rocha Vianna Junior, o Pixinguinha, e que se tornou o Dia Nacional do Choro.

Para celebrar a data, o Encontro reunirá alguns dos grupos mais atuantes das regiões Serrana e Lagos, proporcionando à população apresentações musicais de qualidade e informações sobre os detalhes históricos marcantes do Choro.

Durante o evento, o público prestigiará quatro shows regionais e outro, de encerramento, com convidados que se destacam no cenário nacional deste gênero.

MESTRE - Pixinguinha foi um mestre da flauta. Primeiro maestro-arranjador contratado por uma gravadora no Brasil, se destacou em orquestrar marchas de carnaval e choros.  Sua grande inspiração foi misturar a então incipiente música dos primeiros chorões com ritmos africanos, estilos europeus e a música negra americana, fazendo surgir, então, um estilo genuinamente brasileiro.  

Além de criar as bases melódicas do choro, mais tarde, em outra fase da vida, ao passar para o saxofone, criou as bases do contracanto do choro bastante estudado e adaptado para outros instrumentos como o violão de sete cordas.

PROGRAMAÇÃO
10h – Rancho RO
11h30min – Clube do Choro de Búzios
13h – Bico da Coruja
14h30 – Moderna Boemia
16h – Antônio Rocha e Bruno Rian

SERVIÇO
Encontro Serramar de Choro
Local: Praça da Baleia – Costazul
Dia: 23 de abril, domingo
Hora: 10h às 18h
Entrada franca

Mais informações: Aloisio Barbosa (22) 998 27 98 01 / Marcia Costa   (22) 999 73 65 37
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

PATROCINADOR

PUBLICIDADE