Rio das Ostras: Grupos de Choro da Serra e Região dos Lagos homenageiam os 120 anos de Pixinguinha | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras: Grupos de Choro da Serra e Região dos Lagos homenageiam os 120 anos de Pixinguinha

O Encontro reunirá alguns dos grupos mais atuantes
das regiões Serrana e Lagos. Fotos Divulgação
Em sua primeira edição, o evento busca proporcionar a população um momento de apreciação deste ritmo.

Amantes do chorinho têm motivos de sobra pra passar o dia num dos belos pontos turísticos de Rio das Ostras, a Praça da Baleia. O Encontro Serramar de Choro vai celebrar, no próximo domingo, 23, os 120 anos do mestre do gênero, Pixinguinha, reunindo grupos das regiões Serrana e Lagos. O evento, que tem o apoio da Prefeitura, é aberto ao público, com entrada franca, de 10h às 18h.

Em sua primeira edição, o evento busca proporcionar a população um momento de apreciação deste ritmo, no dia 23, data em que é celebrado o nascimento de Alfredo da Rocha Vianna Junior, o Pixinguinha, e que se tornou o Dia Nacional do Choro.

Para celebrar a data, o Encontro reunirá alguns dos grupos mais atuantes das regiões Serrana e Lagos, proporcionando à população apresentações musicais de qualidade e informações sobre os detalhes históricos marcantes do Choro.

Durante o evento, o público prestigiará quatro shows regionais e outro, de encerramento, com convidados que se destacam no cenário nacional deste gênero.

MESTRE - Pixinguinha foi um mestre da flauta. Primeiro maestro-arranjador contratado por uma gravadora no Brasil, se destacou em orquestrar marchas de carnaval e choros.  Sua grande inspiração foi misturar a então incipiente música dos primeiros chorões com ritmos africanos, estilos europeus e a música negra americana, fazendo surgir, então, um estilo genuinamente brasileiro.  

Além de criar as bases melódicas do choro, mais tarde, em outra fase da vida, ao passar para o saxofone, criou as bases do contracanto do choro bastante estudado e adaptado para outros instrumentos como o violão de sete cordas.

PROGRAMAÇÃO
10h – Rancho RO
11h30min – Clube do Choro de Búzios
13h – Bico da Coruja
14h30 – Moderna Boemia
16h – Antônio Rocha e Bruno Rian

SERVIÇO
Encontro Serramar de Choro
Local: Praça da Baleia – Costazul
Dia: 23 de abril, domingo
Hora: 10h às 18h
Entrada franca

Mais informações: Aloisio Barbosa (22) 998 27 98 01 / Marcia Costa   (22) 999 73 65 37
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE