Macaé: Casa da Convivência oferece atividades para o bem-estar

Prática meditativa e oficinas de bordado são algumas
atividades promovidas. Foto: Rui Porto Filho
A Casa da Convivência da Secretaria de Saúde oferece várias atividades para a população. Entre os serviços estão Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo; Consultório na Rua; Programa de Consultório nos Assentamentos e LGBT; Biblioteca Comunitária; Espaço de Convivência e Cultura; Mindfulness (prática meditativa); Terapia Comunitária e o Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf Saúde Mental). Ainda há vagas para quem deseja participar e as inscrições são gratuitas.

A fonoaudióloga Luciene Aguilar informou que dentro da Casa da Convivência funciona o Espaço Convivência e Cultura. Ela explica que são realizados os projetos Contos e Cantos; Heterogênese Urbana; Recriarte; Mindfulness (prática meditativa); oficinas de bordado; coral; tecido; cinema; filosofia; brincadeiras musicais para crianças a partir dos cinco anos e dança sênior.

- Para comemorar o Dia Mundial da Voz, no dia 16 de abril, os participantes do projeto 'Contos e Cantos' receberão orientações sobre como prevenir e cuidar da voz. Na oportunidade, eles assistirão a um vídeo com o ator Rodrigo Faro com detalhes sobre o assunto - contou.

Outra atividade que ainda está com as inscrições abertas é a oficina Recriarte. De acordo com a Terapeuta Ocupacional Débora Jeovani, a proposta é reciclar materiais como jornais e garrafas pet para que sejam transformados em objetos.

"Estamos ensinando como fazer cestos com jornal. Quem quiser participar ainda temos vagas, é só fazer a inscrição", acrescentou.

Terapia comunitária promove ajuda em grupo

A terapeuta ocupacional Débora Jeovani explica também como funciona a terapia comunitária, criada pelo psiquiatra e professor universitário do Ceará, Adalberto Barreto. "A ideia é compartilhar experiências de vida para o público em geral", explicou.

A médica Naly Almeida atua na Casa da Convivência e explica que o Mindefulness (prática meditativa) é indicado para pessoas que fazem uso de tranquilizantes, têm dor crônica, fibromialgia, depressão, ansiedade, entre outros.

- No consultório nos assentamentos, nosso objetivo é realizar um trabalho de prevenção e promoção de saúde realizando os encaminhamentos necessários para a rede. Já o LGBT funciona com orientações sobre questões de cidadania, troca de nome, enfim, todas as informações necessárias, detalhou.

Para quem deseja parar de fumar, a Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo está disponível para ajudar. "O paciente passa por uma avaliação realizada por um técnico, participa de grupos de sensação, manutenção, reflexão e motivação. O tratamento dura em torno de um ano", explicou Ingrid Gomes, do administrativo.

Quem quiser participar de alguma atividade na Casa de Convivência da Secretaria de Saúde, basta ligar pelo telefone: 2762-0413 ou comparecer pessoalmente na Rua Visconde de Quissamã, 482, no Centro, de segunda a sexta-feira de 7h às 19h.

Atividades desenvolvidas:

Segundas

Contos e Cantos - 8h

Oficina de bordado - 9h

Canto e coral - 14h

Oficina de tecido - 14h

Terças

Contos e Cantos - 8h

Terapia comunitária - 10h

Oficina de tecido - 9h

Oficina Recriarte - 13h30

Oficina de bordado - 14h

Mindfulness (prática meditativa) -15h30 e 16h30

Quartas

Heterogênese Urbana - 10h

Oficina de cinema - 17h

Oficina de filosofia - 18h30

Quintas

Brincadeiras Musicais para crianças - 14h15

Mindfulness (prática meditativa) - 17h30

Sextas

Dança sênior - 13h30 e 14h30
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

PATROCINADOR

PUBLICIDADE