FEBRE AMARELA: População começa a ser vacinada em Itaboraí, Niterói e São Gonçalo

Trabalho foi intensificado após morte de idoso no município vizinho de Maricá. Em Niterói, vacinação é feita em policlínicas do Engenho do Mato e de Jurujuba.
Nesta segunda-feira (24), os municípios de Itaboraí, Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana, começaram a vacinar todos os moradores das áreas rurais e perto de reservas florestais. Na semana passada, um idoso morreu com febre amarela silvestre no município vizinho Maricá. A Secretaria Estadual de Saúde disse que, além de proteger os moradores, a área de bloqueio serve pra evitar que a doença chegue às áreas urbanas.
Longe da correria da cidade, a área rural de Itaboraí tem outro ritmo. Mas tem novidade chegando: a vacina da febre amarela. Moradores dizem que já estavam com medo. A doença chegou muito perto, na cidade vizinha.
As vacinas foram transportados em um isopor para manter a temperatura adequada. E elas mal chegaram aqui no Posto de Saúde da Família de Pachecos já tinha uma grande fila. Objetivo da prefeitura é vacinar cerca de 15 mil pessoas que moram em áreas de mata e perto da divisa com o Maricá.
Durante a tarde, a prefeitura vai buscar mais 20 mil doses, fornecidas pela Secretaria Estadual de Saúde, que colocou as áreas que fazem divisa com Maricá na lista de lugares estratégicos da vacinação. A cidade já preparou o esquema, como explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde Renato Botticini.
“Estamos começando hoje a fazer uma ação de bloqueio. O foco ainda é a população que mora próximo à mata, que faz divisa com Maricá. Tem de procurar a Unidade da Saúde da Família, ficar atento ao posto volante que vamos montar e à unidade móvel. E tem uma equipe adentrando a mata, avisando os locais mais longínquos, que são sítios e fazendas, informando os locais de vacinação”, disse o subsecretário.
Em Itaboraí o público alvo para vacinação em toda a cidade é de 199 mil pessoas até o final do ano.
“Por enquanto, seguimos a mesma orientação, mesmo só para quem vai para área de risco. Estamos liberando agendamento para cem pessoas diariamente. Estamos seguindo o cronograma do estado. E assim que o estado liberar mais doses vamos ampliar a vacinação para população”, disse Botticini.
Além de Itaboraí outros dois municípios receberam reforço para a vacinação. Niterói tem que vacinar 409 mil pessoas, e já recebeu 124 mil doses. O reforço de mais de 20 mil será distribuído nas regiões perto de matas e de Maricá. São Gonçalo também teve um reforço de 20 mil doses.
A Prefeitura de Niterói disse que a vacinação está sendo feita nas policlínicas regionais do Engenho do Mato e em Jurujuba. E que aumentou o número de salas e profissionais para a vacinação. A Prefeitura de São Gonçalo disse que cinco postos da cidade estão abertos para vacinação e que além disso intensificou a imunização na Zona da Mata com várias equipes em oito bairros.

Por RJTV
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE