Combate à Hipertensão Arterial mobiliza Rio das Ostras | Rio das Ostras Jornal

Combate à Hipertensão Arterial mobiliza Rio das Ostras

Léa Sampaio, de 72 anos, esteve no evento para aferir a pressão.
Ela é hipertensa e toma os medicamentos para controle da doença.
Fotos: Mauricio Rocha / Arte ROjornal
Município chama atenção para prevenção e tratamento da doença no Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

Na quarta-feira, 26 de abril, Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, a Praça José Pereira Câmara, no Centro de Rio das Ostras, reuniu centenas de pessoas em evento da Secretaria de Saúde que chamou atenção para a doença. Quem esteve no local pôde aferir a pressão e participar de atividades físicas e informativas.
A equipe de saúde orientou a população quanto às características e tratamento da hipertensão arterial e alimentação saudável. Em seguida, as pessoas passavam à aferição da pressão arterial. Quem apresentava alteração na normalidade da pressão era levado para uma nova verificação e, em caso de necessidade, encaminhado ao médico.
O clima era de animação para promover a saúde: a população participou de atividades físicas, orientadas por fisioterapeuta e animadas por música.
Léa Sampaio, de 72 anos, esteve no evento para aferir a pressão. Ela é hipertensa e toma os medicamentos para controle da doença.
“Eventos como esses são importantes porque muita gente tem a doença, mas não apresenta nenhum sintoma”, diz a moradora do Centro.
A iniciativa da Prefeitura também foi elogiada por Maria Celeste Caldas, de 66 anos. Hipertensa, a moradora de Cidade Praiana mantém sua pressão sob controle com remédios, acompanhamento de saúde e atividades físicas rotineiras. Ela recebe tratamento pela Rede Municipal de Saúde e ainda participa das atividades dos programas de saúde e esportivos do Município.
“Além do tratamento médico e com fisioterapeuta, eu faço caminhada, ginástica, dança e natação. Também pego meus remédios na Farmácia Municipal. Esse evento é tudo de bom porque a gente tem que se cuidar”, opina Maria Celeste.

O evento foi promovido pela Prefeitura em parceria com a Cruz Vermelha e escola técnica Destake.


HIPERDIA - Os profissionais também informaram à população sobre o Programa de Controle da Hipertensão e Diabetes – Hiperdia, da Secretaria Municipal de Saúde, que promove reuniões às quartas-feiras, às 9h, no Centro de Saúde da Extensão do Bosque. Atualmente, o Hiperdia, que conta com equipe multiprofissional, atende a cerca de 5.600 munícipes.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE