Combate à Hipertensão Arterial mobiliza Rio das Ostras

Léa Sampaio, de 72 anos, esteve no evento para aferir a pressão.
Ela é hipertensa e toma os medicamentos para controle da doença.
Fotos: Mauricio Rocha / Arte ROjornal
Município chama atenção para prevenção e tratamento da doença no Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

Na quarta-feira, 26 de abril, Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, a Praça José Pereira Câmara, no Centro de Rio das Ostras, reuniu centenas de pessoas em evento da Secretaria de Saúde que chamou atenção para a doença. Quem esteve no local pôde aferir a pressão e participar de atividades físicas e informativas.
A equipe de saúde orientou a população quanto às características e tratamento da hipertensão arterial e alimentação saudável. Em seguida, as pessoas passavam à aferição da pressão arterial. Quem apresentava alteração na normalidade da pressão era levado para uma nova verificação e, em caso de necessidade, encaminhado ao médico.
O clima era de animação para promover a saúde: a população participou de atividades físicas, orientadas por fisioterapeuta e animadas por música.
Léa Sampaio, de 72 anos, esteve no evento para aferir a pressão. Ela é hipertensa e toma os medicamentos para controle da doença.
“Eventos como esses são importantes porque muita gente tem a doença, mas não apresenta nenhum sintoma”, diz a moradora do Centro.
A iniciativa da Prefeitura também foi elogiada por Maria Celeste Caldas, de 66 anos. Hipertensa, a moradora de Cidade Praiana mantém sua pressão sob controle com remédios, acompanhamento de saúde e atividades físicas rotineiras. Ela recebe tratamento pela Rede Municipal de Saúde e ainda participa das atividades dos programas de saúde e esportivos do Município.
“Além do tratamento médico e com fisioterapeuta, eu faço caminhada, ginástica, dança e natação. Também pego meus remédios na Farmácia Municipal. Esse evento é tudo de bom porque a gente tem que se cuidar”, opina Maria Celeste.

O evento foi promovido pela Prefeitura em parceria com a Cruz Vermelha e escola técnica Destake.


HIPERDIA - Os profissionais também informaram à população sobre o Programa de Controle da Hipertensão e Diabetes – Hiperdia, da Secretaria Municipal de Saúde, que promove reuniões às quartas-feiras, às 9h, no Centro de Saúde da Extensão do Bosque. Atualmente, o Hiperdia, que conta com equipe multiprofissional, atende a cerca de 5.600 munícipes.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

PATROCINADOR

PUBLICIDADE