Venezuela ameaça controlar padarias para combater ‘guerra do pão’

O vice-presidente da Venezuela, Tareck El Aissami,
com Nicolás Maduro (@TareckPSUV/Reprodução)
Segundo o vice-presidente do país, medida é necessária para evitar que sindicatos do setor criem escassez
O vice-presidente da Venezuela, Tareck El Aissami, anunciou neste domingo que a partir desta segunda-feira o governo implantará uma nova legislação em relação às padarias do país para acabar com a chamada “guerra do pão”, que, segundo ele, é implementada pelo sindicato do setor para criar escassez.
“Todos os dias haverá uma inspeção e a padaria que descumprir a legislação vai ser ocupada temporariamente pelo governo. Depois, vamos transferi-la aos CLAP (Comitês Locais de Abastecimento e Produção)”, disse El Aissami no programa dominical na televisão do presidente do país, Nicolás Maduro.
O vice-presidente disse que a nova instrução para combater a “guerra do pão” contará com equipes, formadas pelos membros do CLAP e da Superintendência de Preços Justos. Elas fiscalizarão a padaria e vigiar para que “se cumpra a fabricação do pão”. “Devemos garantir que de 6 horas até o fechamento das padarias se produza pão. E os primeiros pães têm que ser vendidos, no mais tardar, às 7 horas”, completou o vice-presidente.
Entre outras coisas, El Aissami disse que 90% da matéria-prima das padarias deve ser destinada à produção de pães e que elas não poderão ter mais de 300 sacos de farinha por mês no estoque. O vice-presidente também disse que não será permitido o “empréstimo” de matéria-prima entre as padarias.
No último dia 12 de fevereiro, Maduro anunciou que o governo implementaria um plano para vencer a “guerra do pão” e indicou que a estratégia tem como objetivo acabar com as filas para comprar o produto em todo o país. Além disso, o presidente afirmou que o sindicato do setor é “hipócrita, perverso e malvado”.

(Com agênica EFE)
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

PATROCINADOR

PUBLICIDADE