Procon de Rio das Ostras comemora Dia do Consumidor; atendimento agora vai até às 20h

O Procon fica no Centro de Cidadania.
 Fotos: Maurício Rocha / Arte ROJO
Órgão de defesa do consumidor funciona no Centro de Cidadania, com serviço de análise financeira
Inaugurado em 2012, o primeiro núcleo do Procon de Rio das Ostras, que está ligado à Procuradoria Geral do Município, faz atendimento aos munícipes que necessitam de orientação e buscam seus direitos como consumidores. No Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março, o Órgão reafirma seu compromisso em cada vez atender melhor os moradores de Rio das Ostras. Este ano, o horário de atendimento foi ampliado, sendo realizado entre 8h e 20h.
Para que o atendimento seja ainda dinamizado, houve nos dias 8 e 9 de março um treinamento na sede do Procon-RJ para implantação da CIP Eletrônica – Carta de Informações Preliminares, para ser enviada às empresas reclamadas sem ônus para os consumidores. Atualmente quem arca com as despesas de envio da CIP, que é feita pelos Correios, é o próprio consumidor.
  Ainda na semana passada, integrantes do Procon riostrense acompanharam uma equipe de fiscalização do Procon estadual em um supermercado localizado na Pavuna, bairro que fica na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Esse acompanhamento fez parte do treinamento dos servidores que atuam no órgão, conforme destaca o Coordenador do Procon em Rio das Ostras, Pedro Djuric. “Nosso papel é o de auxiliar os consumidores nas relações de consumo, uma vez que eles são a parte mais vulnerável”, comentou Pedro.
No Dia Mundial do Consumidor, o aposentado Paulo Rodrigues esteve no Procon e ficou satisfeito com o atendimento. Para ele, as explicações e orientações foram fundamentais. “Tive um problema com o piso do imóvel que comprei aqui em Rio das Ostras. Após falar com o construtor não obtive solução e acabei recorrendo ao Órgão, onde fui muito bem atendido”, destacou.
 ANÁLISE FINANCEIRA – Já funciona no Procon de Rio das Ostras um departamento de análise e cálculo de juros, que auxilia consumidores na verificação de possíveis juros abusivos em contratos de compra de automóveis, empréstimos bancários, entre outros, além de verificar cobranças indevidas de juros de cartão de crédito. Um contador atua na verificação dos questionamentos dos consumidores após um primeiro atendimento.
O Procon funciona no Centro de Cidadania, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 20h, na Rua das Casuarinas, Nº 595, no Âncora. O órgão de defesa do consumidor também disponibilizará o telefone 2771-6581 para informações.

DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR – Essa data foi comemorada pela primeira vez em 15 de março de 1983, com base no famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy. Ele salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Isto provocou debates em vários países e estudos sobre a matéria, sendo, por isso, considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído com a Lei nº 8.078, entrando em vigor no dia 11 de março de 1991. 
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE