Lei que vende Cedae é sancionada por Pezão após aprovação da Alerj | Rio das Ostras Jornal

Lei que vende Cedae é sancionada por Pezão após aprovação da Alerj

Manifestantes protestaram no Centro do Rio, em fevereiro,
após votação de projeto que autoriza privatização da Cedae
(Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)
Venda permitirá RJ contrair empréstimo de R$ 3,5 bilhões. Tema foi alvo de polêmica na Assembleia Legislativa.
O governador do Rio Luiz Fernando Pezão sancionou a lei aprovada no último dia 20 na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) que permite a venda da Cedae. A publicação do texto consta no Diário Oficial desta quarta-feira (8).
O texto aprovado permite a venda da empresa como contrapartida para viabilizar um empréstimo da União para o estado de R$ 3,5 bilhões. Mas pra que o acordo comece a valer e o dinheiro chegue aos cofres públicos, ainda será preciso que o Congresso Nacional aprove mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal.
A medida é tratada pelo governo do RJ como prioritária para conseguir resolver a crise financeira que afeta o estado e tem comprometido o pagamento dos servidores e de fornecedores. A oposição questiona.
"Esta casa entregou hoje uma carta branca para a venda de um de seus maiores ativos. E o pior: a privatização da companhia não resolve de jeito nenhum o problema da folha salarial dos servidores", disse o deputado Carlos Osório, também do PSDB, no dia da votação.
Votação na Alerj surpreendeu as ruas
O projeto de venda da Cedae vinha sendo adiado sucessivamente até que sua votação foi marcada ao longo de toda uma semana. Sem protestos previstos, o texto foi aprovado logo na segunda sem grandes manifestações - diferentemente do que vinha ocorrendo na porta da Alerj. Foram 41 votos a favor e 28 contrários à proposta.
Após a decisão, servidores da companhia, que protestavam na frente da Alerj, começaram uma passeata em direção ao prédio da Cedae, que fica na Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias do Centro. Dezoito foram detidos.

Por Gabriel Barreira, G1 Rio
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE