Friburgo terá central para reduzir fila de espera para exames; são 5 mil | Rio das Ostras Jornal

Friburgo terá central para reduzir fila de espera para exames; são 5 mil

Central Única de Atendimento será ativada em 15 de março, diz Prefeitura. Moradores reclamam da espera para agendar exames simples e complexos.
Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, vai receber a partir do dia 15 de março a Central Única de Atendimento para regular e inserir no sistema 100% dos pacientes atendidos na rede pública. Segundo informações divulgadas pela Prefeitura nesta terça-feira (7), há cerca de 5 mil exames pendentes a serem realizados pelo SUS.

A ideia, segundo o município, é que os exames sejam realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próximas das casas dos pacientes, sem a necessidade de deslocamento até o Hospital Raul Sertã. A dificuldade para a realização de atendimento tem sido alvo de reclamações dos moradores.
Ana Maria, de 60 anos, espera desde 2015 por exames na rede pública. Ela tem problemas nos rins e nos ossos e, por causa da demora, teve que pagar pelos exames. O marido dela também apresentou um quadro de bronquite crônica e artrite lombar na mesma época, e também foi obrigado a pagar. Segundo eles, o problema acontece até hoje.
Além de exames mais complexos, o município informou que exames de sangue, por exemplo, passarão a ser coletados e os resultados serão entregues em todas as unidades de saúde, para que o paciente não tenha que ir ao hospital.
A secretaria de Saúde também afirmou os "exames vermelhos", considerados urgentíssimos, como os relacionados a câncer e cardiologia, já estão sendo agendados e os pacientes sendo chamados para a realização dos devidos procedimentos.

Do G1 Região Serrana 
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE