Garotinho comparece ao Fórum para audiência do caso 'Chequinho' | Rio das Ostras Jornal

Garotinho comparece ao Fórum para audiência do caso 'Chequinho'

Houve tumulto na chegada de Garotinho ao Fórum
 de Campos (Foto: Letícia Antunes/Inter TV)
Ex-governador é acusado de compra de votos em Campos. Defesa de Garotinho tentou anular audiência no TRE e TSE.
O ex-governador do Rio de Janeiro Anthonny Garotinho, chegou ao Fórum Maria Tereza Gusmão, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, no início da tarde desta segunda-feira (20) para uma audiência de instrução do caso "Chequinho". O ex-prefeito de Campos é acusado de compra de votos utilizando o benefício do programa social Cheque Cidadão.
Houve tumulto na chegada de Garotinho, que declarou: "Sou o único jornalista que sou censurado no Brasil. Não posso dar nenhuma declaração". A defesa do ex-governador tentou anular a audiência no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas teve o pedido negado. Os advogados fizeram o mesmo pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que também foi negado.
Diante das ameaças de não comparecimento a audiência, o juiz responsável pelo processo, Ralph Manhães, chegou a pedir um advogado dativo para o ex-governador. O profissional representaria a defesa de Garotinho, mas não foi necessário.
Desde novembro do ano passado, quando chegou a ser preso, Garotinho ficou proibido de visitar Campos sem autorização judicial para não interferir nas investigações. A ida dele à audiência nesta segunda foi autorizada pela Justiça.
Prisão
Em novembro do ano passado, o então secretário de governo de Campos, Anthonny Garotinho, foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro. Ele chegou a passar uma noite no presídio em Bangu, mas foi solto no dia seguinte após o TSE estabelecer fiança de R$ 88 mil.
Ralph Manhães afirmou que pode substituir a prisão domiciliar, condição em que Garotinho está atualmente, pelo regime fechado. A decisão será tomada na audiência desta segunda-feira.
Operação Chequinho
Garotinho foi preso por agentes da Polícia Federal no dia 16 de novembro em um apartamento na zona sul do Rio suspeito de envolvimento nos crimes investigados pela Operação Chequinho. A defesa de Garotinho afirmou, na época, que a prisão preventiva era ilegal. Também foi cumprido um mandado de busca e apreensão no apartamento onde Garotinho estava.
O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Glaucenir Silva de Oliveira, da 100º Zona Eleitoral (Campos). O ex-governador do Rio foi levado para a sede da Polícia Federal, na Zona Portuária do Rio.
Anthony Garotinho foi governador do estado de 1998 a 2002. Depois concorreu à Presidência da República, sendo derrotado pelo ex-presidente Lula. Sua mulher, Rosinha Garotinho, também foi eleita governadora e ele secretário de Segurança do Rio no mandato dela. Neste período, uma série de denúncias de crimes eleitorais recaíram sobre o casal. Garotinho teve ainda dois mandatos como prefeito de Campos
A operação da Polícia Federal teve início em setembro, quando a secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social e a coordenadora do Programa Cheque Cidadão em Campos foram presas. As investigações também levaram à prisão de eleitores, que teriam ligação com um vereador que foi detido no dia 29 de agosto por suspeita de aliciamento de eleitores.

Do G1 Norte Fluminense, com informações da Inter TV
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE