Estudantes de Casimiro descobrem a musicalidade com instrumentos feitos de materiais recicláveis | Rio das Ostras Jornal

Estudantes de Casimiro descobrem a musicalidade com instrumentos feitos de materiais recicláveis

Instrumentos feitos com materiais reciclados ajudam
 na musicalização. (Fotos Divulgação)
Projeto utiliza a pedagogia musical para formar cidadãos

Da procura por materiais recicláveis à composição das canções de cada grupo. Os alunos da Rede Municipal de Casimiro de Abreu têm se empenhado em aprender valores sociais por meio da iniciação musical. O trabalho tem sido possível por meio do projeto Construindo Música realizado com os estudantes de 14 escolas. Do dia 24 a 27 de outubro, eles vão mostrar o resultado destes ensinamentos à comunidade escolar. Cada um em sua instituição de ensino.

Na Escola Municipal Moyses Silveira, em Boa Esperança, a rotina diária das crianças foi quebrada pelo som dos instrumentos. Todos confeccionados por meio dos materiais deixados pelos moradores nos arredores da escola ou em obras. Aliás, reciclar foi o que mais chamou a atenção do estudante, Guilherme Rodrigues. "É importante descartar o lixo no local certo. Algumas pessoas, mesmo sabendo, ainda jogam nos lugares errados, poluindo o nosso meio ambiente". 

Já a aluna, Amanda da Rocha Oliveira, empolgada com a iniciativa, ajudou bastante a compor o rap que será apresentado ao público. "Comecei a escrever a letra depois que chegava em casa. Aqui na escola meus colegas me ajudaram", completou. 

Quem pôde acompanhar a evolução das crianças se emociona. "Sempre estivemos abertos aos projetos lúdicos. Acreditamos na fixação e no conhecimento que eles provocam junto aos alunos. Isso é resultado de uma política pedagógica dinâmica e preocupada em formar para a vida", disse a secretária de Educação, Sonia Coêlho. 

O PROJETO - Com duração de cinco meses, cerca de 420 alunos fabricaram e aprenderam a tocar instrumentos feitos de materiais recicláveis. No processo, foram acompanhados por profissionais qualificados para aplicar esta didática e sensibilizá-los por meio dos ritmos. Um workshop foi realizado para que os professores pudessem promover a interdisciplinaridade da música com os demais ensinamentos. 


O projeto Construindo Música é realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Carioca Engenharia.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE