Educação de Macaé está entre as 50 melhores do país | Rio das Ostras Jornal

Educação de Macaé está entre as 50 melhores do país

Resultado do Ideb foi o melhor da cidade e comprova
qualidade do ensino (Foto: Juranir Badaró)
A Secretaria de Educação de Macaé receberá este mês a Medalha Brasil-Suíça em Educação e Certificado de Qualidade Total. A premiação é destinada aos 50 melhores secretários do país, avaliados e classificados na pesquisa de utilidade pública realizada pela União Brasileira de Divulgação (UBD), nas áreas de Educação e transparência. Macaé ficou em segundo lugar no estado e em 11º no ranking nacional.

A gestão democrática é um dos focos da pasta, que prosseguiu com a implementação da lei dos diretores e realizou a segunda eleição para diretores este ano. Para a secretária de Educação, Marilena Garcia, Macaé estar entre cidades como Campinas (SP), Santos (SP), Joinville (SC), e tantas outras que são exemplos de Educação no país, é uma comprovação de que o trabalho que vem sendo desenvolvido está no caminho certo. "Com a democratização do ensino, estamos no processo de construção da Macaé do conhecimento e do saber. A marca da nossa administração é a democratização e a execução de políticas públicas educacionais", pontuou.

Ideb confirma resultado do prêmio - Uma vitória consagrada pelos professores foram os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC/Inep). O resultado colocou Macaé em 14º lugar no Estado, obtendo o melhor resultado da história. "A cidade avançou em mais de 20% no segundo segmento do Ensino Fundamental 2. O maior Ideb da história. Nunca tivemos 5,6 de índice. Queremos melhorar ainda mais, esta é nossa meta para o próximo ano", destacou Marilena, parabenizando todos os professores da rede.

Entre as importantes ações desenvolvidas pela Educação estão: o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), que garante o maior salário do Estado para os profissionais; a criação do Centro de Formação Continuada, oferecendo cursos de qualificação para todos os profissionais do ensino; criação do Colégio de Aplicação e ampliação com outra unidade na Serra; Bolsa Servidor, oportunizando graduação em convênio com a Faculdade de Filosofia de Macaé.

Outro projeto de destaque foi a criação do colegiado de diretores, que representa todos os diretores da rede e a eleição dos diretores, que passou por realização das campanhas nas escolas municipais e análise da apresentação do Plano de Gestão à Comunidade Escolar para votação dos candidatos, sendo organizada e acompanhada pela Comissão Eleitoral. Ao todo 106 diretores receberam o certificado de posse para preencher as funções durante o triênio 2016, 2017 e 2018.

Gestão compartilhada - A secretaria também atuou na implantação de um novo modelo de gestão compartilhada no Colégio Maria Isabel, com comissão de pais, funcionários e alunos. Além disso, a pasta inova com a implantação deste modelo de gerenciamento no Polo Educacional da Ajuda. A comunidade escolar do Complexo da Ajuda - que engloba os bairros Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima e Planalto da Ajuda - está sendo beneficiada com o novo espaço do Polo Educacional Esportivo.

Cerca de 2.400 alunos de cinco escolas dos bairros estão sendo atendidos com aulas de educação física e recreações diversas. Representantes das escolas, a coordenadora do Polo da Ajuda e as subsecretarias de Educação Infantil e Ensino Fundamental, formam o grupo gestor do espaço. Essas e outras ações que comprovam o choque de gestão na Educação de Macaé foram reconhecidas para esta premiação.

PRÊMIO - A União Brasileira de Divulgação foi criada em maio de 2000 para divulgar os melhores gestores do país nas áreas de Educação e Infraestrutura. O título é concedido aos secretários como forma de reconhecimento ao trabalho administrativo e por atender aos requisitos de excelência em gestão pública, em que são avaliados critérios como transparência, responsabilidade fiscal e credibilidade, junto aos órgão governamentais, Federal, Estadual,Tribunal de Contas e Ministério Público, além do comprometimento com a sociedade. "A pesquisa é feita mediante ligação telefônica, além de um grupo de pessoas que viaja aos municípios para coletar informações em campo. Os moradores são questionados sobre a qualidade da gestão da prefeitura e dão nota que pode variar de 1 a 10. Essa análise é realizada em 3.700 municípios do Brasil", explica Fernando Cunha, diretor de pesquisas da UBD.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE