Palestra lembra Dia Mundial de Combate ao Câncer | Rio das Ostras Jornal

Palestra lembra Dia Mundial de Combate ao Câncer

Nutricionista alerta que bebidas açucaradas, carnes processadas e salgadas não são boas escolhas
Para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado nesta sexta-feira (27), o Polo Municipal de Oncologia e a Coordenadoria Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) realizaram, na tarde desta quinta-feira (26), palestra sobre "Alimentação Saudável". Os pacientes e visitantes conheceram a importância de alguns alimentos para a prevenção e tratamento da doença.

A nutricionista da Catan, Taissa Pereira, abordou a relação alimentação e câncer. Segundo ela, entre os fatores de risco estão: genética, ausência de atividades físicas, estilo de vida, alimentos industrializados, sobrepeso, obesidade, hábitos alimentares, sedentarismo e outros. "A políticas públicas contribuem para aumentar a qualidade de vida das pessoas em tratamento. Dentro dessa proposta também está o cuidado nutricional que cada um deve ter", acrescentou a palestrante.

A paciente Maria América Batistone, 72 anos, teve câncer de mama e participa do grupo de apoio no Polo Municipal de Oncologia. "Ações como essa são importantes para orientação do que podemos fazer e, ainda, contribuem para nossa autoestima e relação de amizades", frisou.

De acordo com estudos, um terço dos casos de câncer estão relacionados à alimentação. É fundamental evitar o consumo de bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos industrializados, além de alimentos com carnes processadas e salgadas e bebidas alcoólicas. Para a nutricionista, a boa alimentação fornece nutrientes necessários para o corpo e evitam os riscos de doenças como o câncer.

- Para a prevenção e tratamento do câncer, as melhores escolhas são frutas, legumes, verduras, leguminosas, cereais integrais e atividades físicas. Também é muito importante evitar o consumo de sal, o recomendável é até seis gramas por dia - afirmou Taissa.

A coordenadora do Polo Municipal de Oncologia, Ana Terra, falou sobre a importância da parceria com a Catan. "Nesse evento também estamos lançando a parceria com essa coordenadoria, que proporcionará melhorias para o tratamento dos pacientes com orientações e, até mesmo, encontros individuais", disse.

No encontro, a professora Célia Ferreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), anunciou o trabalho em conjunto que a instituição e estudantes de Nutrição realizarão no espaço. Os universitários aplicaram uma pesquisa com o público e o resultado contribuirá com a saúde dos pacientes.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!