O Ministério Público Federal pediu
a condenação judicial do ex-diretor Internacional da Petrobras Nestor Cerveró,
do lobista Fernando Baiano, do consultor Júlio Camargo, do doleiro Alberto
Youssef pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de
dinheiro. O MPF também pede para que os denunciados devolvam mais de R$ 156
milhões.
De acordo com o MPF, Nestor
Cerveró “confundiu o público e o privado, atuando na Petrobras visando seus
próprios interesses, de seus comparsas e das empresas corruptoras”. Já Fernando
Baiano atuava como um operador financeiro, indicando e controlando contas para
o pagamento de propina que era feito por Júlio Camargo.
Baiano é apontado como operador
das propinas pagas ao PMBD e em audiência da semana passada foi chamado de
“sócio oculto de Eduardo Cunha” por Júlio Camargo.
As alegações finais do MPF foram
apresentadas nesta quarta-feira. Os pedidos de condenação são referentes ao
processo que investiga o pagamento de propina durante o processo de compra de
dois navios sonda entre 2006 e 2007. A Petrobras comprou os navios por R$ 1,2
bilhão da empresa coreana Samsung Heavy Industries, em parceria com a Mitsui,
ambas representadas por Julio Camargo.
Camargo relatou à Justiça que o
negócio renderia US$ 53 milhões de comissão a ele, dos quais US$ 40 milhões
seriam direcionados a agentes políticos.
Depois das apresentações das
alegações finais do MPF, a Petrobras ainda deve se pronunciar, pois figura como
assistente de acusação neste processo. Em seguida, os advogados de cada um dos
réus também deverão apresentar suas alegações finais por escrito.
Por fim, o juiz Sérgio Moro dará a
sentença, afirmando quem vai ser condenado e qual pena terá que cumprir. A
sentença não deve sair tão cedo. Nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal
(STF) determinou que antes da decisão, o juiz Sérgio Moro deve prestar
informações sobre a citação ao presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB – RJ).
Na semana passada, Júlio Camargo afirmou que foi pressionado por Cunha a pagar
US$ 10 milhões de propina, dos quais metade iria para o parlamentar.

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!