![]() |
Larvas
infestam cidade de Prado, na Bahia
(Foto:
Reprodução/TV Santa Cruz)
|
Moradores de Prado reclamam de
coceira e escolas são fechadas.
Após a invasão de mariposas em
Prado, no extremo sul do estado, larvas deixadas pelos insetos se espalham pela
cidade e causam novo problema aos moradores. Apesar de pequenas, as larvas têm
incomodado. “Quando o pessoal passa e elas [larvas] encostam nas pessoas, começa
a coçar, dá alergia”, disse o estudante Walisson de Oliveira. Esta semana, dois
colégios tiveram aulas suspensas por causa da infestação dos insetos.
A escola municipal Perolina
Mascarenhas precisou passar por dedetização e, por conta disso, as aulas foram
canceladas. Outra instituição ficou dois dias sem funcionar por causa das
lagartas. “Isso aí tomou uma proporção enorme, a ponto da gente realmente
suspender as aulas e tomar as devidas providências, que foi chamar a vigilância
sanitária”, disse a coordenadora pedagógica Mariscléia Couto.
Desde o fim da semana passada, as
larvas começaram a aparecer. Para combater, não basta simplesmente aplicar o
inseticida, pois ao depositar os ovos, as mariposas também produzem uma espécie
de teia que funciona como uma tela de proteção. Para o produto ter efeito é
preciso retirar essa teia e só então aplicar o veneno.
A secretaria de Meio Ambiente
iniciou o combate no início da semana, mas as larvas, que em pouco tempo se
tornam lagartas, só podem ser combatidas quando nascem. Por isso, esse processo
pode levar alguns dias. Para o eletricista Inamar Sarmento, o que preocupa é
uma dessas larvas entrar no ouvido de uma criança. “São muitas, incomodam, não
tem jeito não. Pode entrar no seu olho, na sua boca, seu ouvido”, conta.
Segundo a secretaria de Meio
Ambiente de Prado, as mariposas surgiram por causa de um desequilíbrio
ecológico que ainda está sendo estudado. Uma das possíveis causas é a
monocultura do eucalipto na região.
Mas as empresas de papel e
celulose que atuam na área afirmam que o combate às lagartas pardas é realizado
com a orientação de órgãos competentes, como a Agência Estadual de Defesa
Agropecuária da Bahia (Adab). O produto usado no combate é biológico, não
prejudica a saúde humana e não afeta a biodiversidade.
Invasão de mariposas
Mariposas "invadiram" a
cidade de Prado, na região extremo-sul da Bahia, e a aglomeração do inseto em
vários pontos intriga moradores, a prefeitura e até biólogos. De acordo com a
secretária de Meio Ambiente do município, Benedita Barreto, mariposas tomaram
conta da cidade no início de julho. Elas foram combatidas com inseticidas.
Um dos locais onde os insetos mais
se concentraram foi nas paredes da Igreja Nossa Senha da Purificação, um dos
pontos turísticos. Também é possível vê-las aos montes nos bancos da praça,
localizada perto do templo, e pelo chão.
A secretária informou, ainda, que
uma reunião será realizada com representantes do Meio Ambiente, da Secretaria
de Saúde e da Vigilância Sanitária municipal para verificar quais ações serão
tomadas para combater os insetos.
O autônomo Rosinaldo do Rosário,
que mora na cidade há mais de 50 anos, afirmou que também nunca viu nada
parecido e pensou que fosse espuma.
Quem olha bem de perto, percebe
que as mariposas estão depositando ovos nos locais onde pousam. O biolólogo
George Soares afirmou que a espécie está no período de reprodução, mas não sabe
precisar o que atraiu tantas mariposas para a cidade. O especialista também
alerta que é preciso ter cuidado porque os insetos podem causar problemas de
saúde, como dermatite [reação alérgica da pele].

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!