Antônio Marcos se reúne com prefeitos da região para tratar sobre crise dos royalties | Rio das Ostras Jornal

Antônio Marcos se reúne com prefeitos da região para tratar sobre crise dos royalties

Próximo encontro das autoridades locais acontecerá no sábado, dia 7, em Búzios

Para entender cada vez melhor o novo cenário da crise que  envolve o setor de petróleo e gás e, conseqüente, a queda na arrecadação dos royalties, o prefeito Antônio Marcos e o vice, Zedequias da Costa, participaram do segundo encontro com os prefeitos da região para buscar alternativas de gestão para os municípios. O momento serviu para unificar o discurso regional e, também, para preparar um documento que garanta os investimentos já anunciados e a empregabilidade na Região dos Lagos e Norte Fluminense. Este documento será apresentado e assinado pelas lideranças no próximo sábado, dia 7, em Búzios.

De acordo com o prefeito Antônio Marcos, é preciso se antecipar para um cenário que pode ser ainda pior. “Se o mercado se comportar da maneira como está, podemos chegar a uma arrecadação dos royalties que se equiparará a que tivemos no ano de 2010. É preciso ações como esta para mantermos o equilíbrio orçamentário e nos adaptarmos a esta nova realidade. No último ano mesmo, já antecipando esta situação, tivemos que fazer cortes”.

Para o secretário de Planejamento e Processamento de Dados, Célio Ricardo de Almeida, é preciso lembrar que a queda no repasse da compensação traz um efeito cascata e reflete também na arrecadação de outros impostos como do Imposto Sobre Serviços (ISS). “Estamos atentos e acompanhando a situação bem de perto para que nosso município consiga passar por este momento conturbado no mercado internacional”.

Em Casimiro de Abreu, no ano de 2014, a arrecadação foi R$ 24 milhões inferior a estimada. A previsão para este ano, estabelecida em agosto de 2014, quando o preço do barril de petróleo era de U$ 103,17, foi de R$ 129 milhões. Mas, se o atual cenário for mantido, a queda na arrecadação pode chegar a quase 35% da estimativa.

Na reunião, também estiveram presentes o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio; o de Carapebus, Amaro Fernandes; de Quissamã, Octávio Carneiro; de Conceição de Macabu, Cláudio Eduardo Barbosa; de Búzios, André Granado; de Cabo Frio, Alair Corrêa; o vice-prefeito de Rio das Ostras, Gelson Apicelo e o secretário de Petróleo, Energias Alternativas e Inovação Tecnológica de Campos dos Goytacazes, Marcelo Neves. Também compareceram ao encontro, presidentes e outros representantes das câmaras de vereadores de Macaé e região, e ainda da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e da Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Petróleo (Abespetro).

INFORMAÇÕES – Durante a reunião foram realizadas três palestras para que a atual situação fosse compreendida pelos gestores. O consultor do Rio Sil, Alfredo Renault, apresentou o “Cenário e as perspectivas do setor de petróleo e gás”. Segundo ele, a queda no repasse pode ser ainda maior nos próximos meses, já que a compensação é paga com dois meses de defasagem em relação a produção de petróleo. Segundo ele, todo esse momento pode ser sentido no comércio e na rede hoteleira, por exemplo.


O secretário executivo da Abespetro, Gilson Coelho, animou um pouco os administradores ao falar sobre o crescimento da indústria de petróleo para os próximo anos. Já o diretor da Macroplan, Claudio Porto, explicou como fazer a gestão estratégica de uma crise como esta. Ele ressaltou que com a crise, a pressão social sobre as prefeituras aumenta. “É importante ter métodos de gerenciamento, não improvisar. Fazer uma gestão responsável da receita e das despesas, deixando sempre a equipe de especialistas e também a população bem informada de tudo o que esta acontecendo”.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE