Com isso, motoristas que reclamavam da dificuldade de encontrar o extintor terão mais tempo para equipar o carro e se preparar para não infringir a lei.
O ministro
das Cidades, Gilberto Kassab, em acordo com o Departamento Nacional de Trânsito
(Denatran), decidiu adiar por 90 dias a obrigatoriedade do uso do extintor de
incêndio veicular com carga ABC. O adiamento será contado após a publicação de
uma nova resolução, mas o órgão informou que já não multará quem dirigir sem o
equipamento.
Mais cedo,
o Denatran anunciou que não
pretendia ampliar o prazo para
troca do equipamento e que seguiria a resolução do Conselho Nacional de
Trânsito (Contran), que tornou obrigatório o uso desse tipo de extintor desde
1º de janeiro. A decisão, contudo, foi alterada na noite de ontem, segunda (5).
Com isso,
motoristas que reclamavam da dificuldade de encontrar o extintor terão mais
tempo para equipar o carro e se preparar para não infringir a lei. Após os 90
dias de prorrogação, os condutores que não cumprirem a determinação podem ter
de pagar R$ 127,69 de multa e ainda perder 5 pontos na carteira de habilitação.
Segundo o
Denatran, a medida garante maior segurança aos motoristas e passageiros. Isso
porque os extintores com carga ABC são mais modernos e têm capacidade de
combater princípios de incêndio em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e
equipamentos energizados.
Eles
substituem o extintor BC, que apaga incêndio em materiais elétricos
energizados, como bateria de carro e fiação elétrica, e também nos combustíveis
líquidos (óleo, gasolina e álcool), materiais também recomentados para o
extintor do tipo ABC.
A
recomendação vale para carros que tenham dez anos ou mais, pois, desde 2005, os
veículos produzidos no Brasil já saem de fábrica com o extintor recomendado.
Fonte: Agência Brasil

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!