Macaé: prosseguem as obras na ETE do Mutum | Rio das Ostras Jornal

Macaé: prosseguem as obras na ETE do Mutum

A inauguração está marcada para o início de abril

Prosseguem as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Mutum, que hoje capta e trata 20 litros de esgoto por segundo e, ampliada, passará a captar e tratar 40 litros por segundo. A inauguração está marcada para o início de abril e a estação está sendo preparada para atender com captação e tratamento de esgoto as localidades de Mirante da Lagoa, Jardim Guanabara, Vale dos Cristais, parte do São Marcos, Morada das Garças, Vivendas da Lagoa, todas situadas no entorno da Lagoa de Imboassica.

Essa ETE vai contemplar, após a conclusão das obras de ampliação e a instalação de uma linha de recalque, a captação e o tratamento do esgoto da orla dos Cavaleiros e Praia Campista. Serão atendidas nessa área as residências situadas entre a Rodovia Amaral Peixoto e Avenida Atlântica.

O funcionamento da ETE do Mutum mudou a situação de Macaé em relação à captação e tratamento público de esgoto. As obras de ampliação começaram em 7 de novembro, preparando esse subsistema para captar e tratar 40 litros de esgoto por segundo. A meta é concluir as obras de ampliação da ETE do Mutum até 30 de março.

O subsistema Mutum, com cinco bacias, envolve 14 km de rede nova, renovação da rede existente, 1.342 ligações domiciliares, 2 km de coletores tronco, 3 km de linhas de recalque, atendimento a 7.240 habitantes, seis estações elevatórias, duplicação da estação de 20 l\s para 40 l\s, com eficiência no tratamento de 97%.

Parceria Público Privada

As obras de ampliação da ETE do Mutum estão dentro do cronograma da Parceria Público Privada (PPP) que foi firmada entre a Prefeitura de Macaé, a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) e a Empresa Foz do Brasil, sendo assinada em 5 de novembro de 2012. A ordem de serviço desta PPP, de 21 de dezembro de 2012, foi firmada pelo município na gestão administrativa anterior, com contrato aprovado pela Câmara Municipal de Macaé.

A PPP subdividiu o município, em relação ao esgotamento sanitário, em quatro grandes subsistemas - Mutum, Centro, Aeroporto e Lagomar. Tem como meta a universalização da captação e tratamento do esgoto da cidade em cinco anos, com construção de redes e instalação de ETEs, determinando ainda o prazo de 30 anos para a operação desses subsistemas.

Ao iniciar as ações de captação e tratamento de esgoto pelo subsistema Mutum, a PPP obedece ao contrato firmado, que determina que essas ações começassem por esse subsistema.

Mais obras

Atendendo ao cronograma, a empresa responsável pelas obras está efetuando a pintura externa do tanque da atual ETE e colocando os andaimes para iniciar a pintura externa do novo tanque da ETE ampliada, cuja área interna já está pronta. Embora o cronograma esteja sendo cumprido, a empresa elaborou uma força-tarefa para que tudo esteja pronto até a data da inauguração no começo de abril.

Prosseguem as obras de construção do prédio que vai abrigar a área administrativa da ETE do Mutum. Essa área, com estrutura de tijolos e cimento, vai abrigar as partes administrativa e de controle, com salas para administração, banheiros, cantina e painel de controle que contará com todos os dados da ETE. Através desse painel, toda a estrutura da ETE e das redes de esgoto ligadas à estação poderá ser acompanhada, com verificação do funcionamento ou dos problemas que possam surgir.

Despoluição do manancial macaense

A ETE do Mutum, inaugurada em 2009, estava desativada e foi recuperada, entrando em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2013. Ampliada, a estação poderá tratar três milhões de litros por dia, que deixarão de ser lançados na Lagoa de Imboassica sem tratamento. Essas ações contribuem para a despoluição do importante manancial macaense. Foi a primeira estação de tratamento de esgoto colocada em funcionamento pela gestão do prefeito Dr. Aluízio.


Em 15 meses da atual gestão (até março de 2014), Macaé terá saído da situação de 0% de coleta e tratamento de esgoto, que o prefeito Dr. Aluízio encontrou quando tomou posse.Em abril de 2014, a cidade terá 40% do esgoto coletado e tratado, beneficiando mais de 60 mil pessoas diretamente, e a toda a população macaense, de forma indireta. Segundo a Foz, atualmente são tratados por segundo cinco litros de esgoto, gerando um tratamento de nove milhões de litros por mês. A expectativa é de que Macaé trate em três meses, depois da conclusão das obras em bairros próximos à ETE do Mutum (Jardim Guanabara, Morada das Garças, Vivendas da Lagoa e orla dos Cavaleiros e Praia Campista) 100 milhões de litros de esgoto.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE