UFRJ Macaé vai abrir inscrição para mestrado e doutorado | Rio das Ostras Jornal

UFRJ Macaé vai abrir inscrição para mestrado e doutorado

Previsão é de que os editais referentes aos processos seletivos sejam divulgados ainda esta semana.

Falta pouco para o término do ano letivo 2013 e o período não é propício apenas para o encerramento das atividades em sala de aula. Nessa época também são realizados os tradicionais vestibulares e processos seletivos para o próximo ano e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira não é diferente. 

A instituição vai abrir as inscrições para o  Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) e o doutorado em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC), aprovado este ano pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A previsão é de que os editais referentes aos processos seletivos sejam divulgados ainda esta semana. 

O doutorado em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) com característica interdisciplinar será voltado para mestres em áreas diversas como Ciências Ambientais, Ciências Sociais, Química, Geologia, Geografia e outras áreas afins e terá doutorado, com a duração de 450 horas, devendo ser composto por quatro disciplinas obrigatórias e 18 eletivas. 

Entre os objetivos de implantação do curso no campus está a formação de um profissional na área, e que ao mesmo tempo, seja capacitado para produção de conhecimentos científicos considerados essenciais para o desenvolvimento da região Norte Fluminense e outras partes do país, uma vez que a universidade começou a formar, este ano, os primeiros mestres em Ciências Ambientais e Conservação. 

E o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) PPG pretende formar um profissional com base sólida nas ciências dedicadas à Conservação e Manejo dos Recursos Naturais, sendo capaz de integrar conceitos e métodos oriundos de diversas disciplinas da Biologia, Química, Bioquímica e Geologia na análise de questões ambientais.

As linhas de pesquisa do PPG-CiAC incluem a descrição e reconhecimento da rica biodiversidade regional em seus vários níveis e valores, bem como a compreensão do funcionamento dos ecossistemas naturais para seu manejo, conservação e uso sustentável. Os alunos do PPG-CiAC têm, portanto, a oportunidade de cursar um elenco variado de disciplinas e desenvolver pesquisas que incorporem a interdisciplinaridade como princípio básico para compreensão e análise de questões científicas complexas.

A universidade oferece ainda o mestrado em Produtos Bioativos e Biociências (PPGProdBio) do campus UFRJ-Macaé que tem por finalidade básica a formação de pessoal qualificado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa no campo de produtos bioativos de origem natural ou sintética acoplados aos diferentes temas abordados na área das biociências. A divulgação do edital referente ao processo seletivo do curso também será apresentado em breve.  

Fonte: Juliane Reis/O Debate


Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE