Oficina discute plano de manejo do Parque Córrego da Luz em Casimiro de Abreu | Rio das Ostras Jornal

Oficina discute plano de manejo do Parque Córrego da Luz em Casimiro de Abreu

O encontro é uma das etapas da elaboração do plano de manejo da unidade de conservação e acontece na sede da Canoar, localizada na Estrada Serramar, das 8h30 às 17h.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu promove, nesta quinta-feira, dia 13, a Oficina de Planejamento do Parque Natural Municipal Córrego da Luz. A proposta é apresentar as atividades que podem ser realizadas no local e reunir informações para traçar as diretrizes de uso dentro do parque e em sua zona de amortecimento. O encontro é uma das etapas da elaboração do plano de manejo da unidade de conservação e acontece na sede da Canoar, localizada na Estrada Serramar, das 8h30 às 17h.

Entre outros assuntos, serão discutidas as atividades ligadas ao ecoturismo e educação ambiental que poderão ser realizadas, como caminhadas nas trilhas, visitas escolares, pesquisas científicas e a fiscalização. “Esta é uma oficina participativa para subsidiar a elaboração de proposições para a gestão do parque e seu entorno”, observou a subsecretária municipal de Meio Ambiente, Sinara Vilela.

Localizado na região serrana de Casimiro de Abreu, o Parque Natural Municipal Córrego da Luz possui 107 hectares e foi enquadrado por meio de decreto regulamentar, em 2009, na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) como Unidade de Proteção Integral. Criado para preservar os fragmentos de Mata Atlântica, o local abriga uma rica biodiversidade de fauna e flora, além de seus recursos hídricos. A unidade é cortada pelo rio Córrego da Luz, contribuinte do rio Matumbo, responsável pelo abastecimento do município.

“O Parque é um espaço fundamental para o equilíbrio ecológico e a qualidade de vida na região. Com o plano de manejo, vamos regulamentar o seu uso e provavelmente poderemos abrir o espaço com infraestrutura para receber o público. Portanto, a participação da comunidade é muito importante neste momento em que o plano ainda está sendo elaborado”, ressaltou Sinara.

A oficina é aberta a todos os interessados. Um veículo estará a disposição da comunidade e sairá da Secretaria de Meio Ambiente, localizada na rua Mário Costa, nº 57, às 7h30. Durante o desenvolvimento das atividades, será servido um almoço aos participantes.


Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!