O poço que lava os pés em Rio das Ostras | Rio das Ostras Jornal

O poço que lava os pés em Rio das Ostras

Observe a pequena distância entre o poço de pedra e a
tenda da Guarda Municipal. Fiscalização sobre patrimônio
histórico não aconteceu.
Veranistas, turistas e foliões fazem fila para usar água do poço histórico

O poço histórico de Rio das Ostras agora é conhecido como o “Poço Lava Pé”. Veranistas, turistas e foliões inconsequentes utilizam o poço, originalmente do século XVIII, localizada na Praça José Pereira Câmara, para lavar os pés ou rosto, tomar banho e até dar ducha no cão.
Segundo conta a historia, o poço foi construído pelos escravos em meados do século XVIII, e era conhecido como o Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição, servindo como marco para a construção da cidade de Rio das Ostras. Manuscritos históricos dizem que o poço era utilizado pelos moradores da vila e navegadores que cruzavam a Baía e atracavam no cais do morro do Limão, onde se encontra o Iate Clube, para que a tripulação apanhasse água potável.

Depois das obras de calçamento da orla da Praia do Centro nos anos 90, o conhecido poço foi demolido. Já no ano 2000, o Poço de Pedra foi reconstruído pela Prefeitura e passou a ser ponto de visitação turística. Na época foram colocadas correntes de proteção em volta da mesma, justamente para que ficasse protegida.
Fila para lavar os pés no poço de pedras.

O deboche de certos turistas que tiravam fotos, mostrando o pé lavado pelo jorro d’água que sai do balde de bronze, demonstravam a falta de respeito. Flagramos estas pessoas à vontade sem serem importunados nem mesmo pela Guarda Municipal, que se encontrava a quase 20 metros de distancia, numa tenda.

Observamos a diferença de dois pontos turísticos atuais de Rio das Ostras. A Praça da Baleia, onde há um trailer da Guarda Municipal, não vimos uma pessoa sequer colocar a mão na água que cerca a famosa Baleia Jubarte. Já na Praça José Pereira Câmara, onde se encontra o famoso Poço de Pedra, que já matou a sede dos navegantes que por ali aportavam, as pessoas não só passam a mão na água, como se lavam e lavam até seus cães. 

A pergunta é: Qual é a diferença desses dois patrimônios em questão para o governo municipal?

“As pessoas não têm nenhum respeito pela cidade. Esse poço já foi bem cuidado e limpo, com sua placa metal explicando o que era, lembro que tinha umas correntes cercando suas paredes, os turistas nesse poço tiravam fotos e tínhamos Guardas que tomavam conta do local, da praça mesmo. Agora ninguém mais cuida nada, as pessoas lavam o pé, tomam banho até de sabonete e dão banhos nos cachorros sem serem importunados, isso é vergonhoso”, desabafa um permissionário da prefeitura que não se identificou.

Hoje em dia vemos realmente a falta de responsabilidade e respeito dos nossos governantes de coibir tais atitudes contra o patrimônio público e percebemos a pouca importância dada a esse patrimônio, cuja importância artístico-cultural é incalculável, pois até a placa com os dados históricos do poço foi arrancada.

Poço é usado para lavar pés, mãos e até cachorros.
Descobrimos um trecho escrito pela própria prefeitura e que nos chamou a atenção:
“Hoje, Rio das Ostras, apesar de ser uma cidade nova, é reconhecida por todo o Brasil. Primeiramente por seu potencial turístico e cultural; e, acima de tudo, pela visão empreendedora de seus governantes. É sem sombra de dúvida o município que, a cada dia, vem construindo com responsabilidade um futuro melhor”. 

Rio das Ostras perdeu seu potencial turístico e cultural há muito tempo. Alertamos há muito tempo não só as atitudes tomadas pelas pessoas com relação ao Poço de Pedra, mas também as crianças, adolescentes e adultos utilizando a praça para a prática do skate, sem que nenhuma medida seja tomada pelos homens que deveriam tomar conta do nosso Patrimônio Público Municipal.                                                                                                                
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE