O capim Vetiver tem a raiz profunda e diminui a possibilidade de deslizamentos de terra.
Opção é mais barata que contenção de concreto.
Em Nova Friburgo foi feito o "plantio teste" do capim Vetiver nesta terça-feira (23). Essa é uma planta com raiz muito profunda que pode diminuir a possibilidade de deslizamentos de terra. A aula prática aconteceu em uma fazenda que já experimenta o uso do Vetiver para contenção de encosta. A opção bem mais em conta do que a contenção de concreto.
O Vetiver é uma planta rústica e resistente que se adapta muito bem a vários tipos de clima. O que faz da planta uma excelente técnica para contenção, é a raiz que, além de ser bastante forte, infiltra no solo, chegando a quase seis metros de profundidade.
Após plantado o capim apresenta resultados de contenção em seis meses; uma esperança para quem mora nas áreas atingidas pela tragédia de janeiro. O curso sobre o capim, também reuniu produtores rurais de Nova Friburgo. Além de produzir as mudas para contenção das encostas, a planta também tem várias outras utilidades que podem significar rendimento a mais para os produtores.
A prefeitura de Nova Friburgo informou que busca recursos e parcerias par incenticar a produção do capim. A Defesa Civil alertou a importância de ter o acompanhamento de um técnico. O plantio exige um espaçamento certo entre uma muda e outra.

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!