Projovem Trabalhador de Casimiro cumpre calendário de cursos e capacita novos profissionais | Rio das Ostras Jornal

Projovem Trabalhador de Casimiro cumpre calendário de cursos e capacita novos profissionais

Foram abertas 600 vagas para cursos de recepcionista, garçom, condutor de turismo, operador de microcomputador, entre outros.

Projovem Atende a pessoas entre 18 e 29 anos de idade.

Na sala de aula, um grupo de estudantes em círculo ouve atentamente a professora do curso de auxiliar administrativo. Ela se vale de técnicas motivadoras para exemplificar crescimentos pessoal e profissional. Mostra sementes e uma planta que em breve dará frutos. Assim demonstra qual é a possibilidade de futuro dos alunos do Projovem Trabalhador, parceria entre o Ministério do Trabalho e a Prefeitura de Casimiro de Abreu.

O Projovem Trabalhador atende a pessoas entre 18 e 29 anos de idade. O objetivo é capacitá-los e inserí-los no mercado de trabalho. Foram abertas 600 vagas para cursos de recepcionista, garçom, condutor de turismo, operador de microcomputador, almoxarife, auxiliar administrativo, operador de telemarketing e help desk.

Apesar da oferta dos cursos gratuitos, e ainda de uma ajuda de custo mensal de R$100, foi registrada evasão nas vinte turmas criadas pela Prefeitura com apoio da Secretaria de Trabalho e Renda. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), contratado pela Prefeitura, é responsável pela execução de aulas, treinamento e emissão de certificado profissional. “Lamentamos a desistência de alguns alunos. Trata-se de um momento ímpar para os jovens casimirenses que buscam formação, e que precisam de qualificação para conseguir bons empregos e renda”, comenta o secretário municipal de Trabalho e Renda, Evaldo Scarpini.

As vinte turmas e os quatro laboratórios montados pela Prefeitura são monitorados todo o tempo de aulas (são três horas diárias), de segunda à sexta-feira. “Verificamos a lista de presença, o fornecimento de uniforme e lanche, além das necessidades de alunos e professores”, explica Rosemery Rosa, que trabalha como interlocutora entre o Senac e a Secretaria de Trabalho e Renda. “O mesmo acontece nas turmas instaladas em Barra de São João”, diz. Os alunos que seguem estudando estão prestes a concluir os cursos de formação, e em breve, boa parte deles estarão estagiando. O objetivo do projeto é inserir pelo menos 30% dos alunos em empresas locais e da região.

Sonhar com um futuro melhor é resposta freqüente entre os estudantes quando indagados. O empenho deles em sala de aula pretende transformar sonho em realidade. No curso de auxiliar administrativo, planos não faltam. “Tenho dois filhos, quero melhorar de vida e de emprego. Casimiro não tinha muitas oportunidades, e eu não desperdicei esta para estudar mais e ter diploma”, diz Elaine Dutra, 26 anos, que pretende ainda cursar uma faculdade futuramente. “Eu trabalho o dia todo, e à noite venho para o curso. É um esforço que vale a pena”, comenta Vagner Pereira.

O esforço é um requisito básico para quem quer crescer em qualquer profissão. Isso não tem faltado para Dayane Guarniei, 20 anos e mãe de um menino pequeno. “Moro em Professor Souza. Tenho ainda a ajuda da prefeitura com o ônibus que faz o transporte escolar. Sem esse apoio, para mim, seria impossível estudar”, diz a jovem. A professora Rosa Souza Santos, aquela que no início falava em motivação, constata: “Ensino organização de empresas. Estamos muito comprometidos em dar formação, e quem chegou até aqui pode se considerar vitorioso de uma etapa. Os alunos precisam aproveitar esta chance”.

De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Evaldo Scarpini, o investimento feito pela prefeitura no Projovem Trabalhador é considerado positivo. “Em dezembro, os cursos serão concluídos. Estamos analisando parcerias para a criação de novas turmas de capacitação profissional para o ano de 2011. Assim como exemplificou a professora, a semente foi plantada. Para colhermos os frutos, temos que cuidar dessa planta que está já crescendo”, conclui.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!