IBGE divulga prévia do Censo 2010 e conta com a colaboração da população para concluir o trabalho | Rio das Ostras Jornal

IBGE divulga prévia do Censo 2010 e conta com a colaboração da população para concluir o trabalho

Resultado final será divulgado no dia 29 após revisão dos domicílios fechados no município

O trabalho dos recenseadores do IBGE no Censo 2010 está chegando ao fim.

Quem ainda não respondeu ao questionário do Censo 2010 deve ficar atento porque ainda tem uma chance de contribuir para o desenvolvimento do município. Basta entrar em contato com o IBGE para agendar a visita do recenseador.

O trabalho dos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE no Censo 2010 está chegando ao fim. A partir de agora, o instituto está começando o fechamento dos dados recolhidos pelos recenseadores em todo o município. De acordo com uma prévia, já publicada no Diário Oficial da União no dia 4 de novembro, Rio das Ostras conta com uma população de 101.508 habitantes.

No trabalho de coleta, os recenseadores apuraram informações em 53.496 domicílios, sendo que desses 909 estavam fechados, mas, com informações de vizinhos, constaram que haviam moradores no local.

Por essa razão, os recenseadores irão fazer uma nova visita com o objetivo de apurar os dados dos residentes desses imóveis. Rio das Ostras ainda conta com 8.166 residências vagas e 10.940 com uso ocasional de pessoas que responderam ao Censo, mas não moram na cidade.

Para finalizar o Censo 2010, o IBGE pede a colaboração dos moradores que ainda não responderam ao questionário para que o município continue o seu desenvolvimento, tendo em vista que muitos recursos do Estado e da União dependem do quantitativo habitacional dos municípios.

De acordo com a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, é necessário que aqueles que ainda não responderam o Censo entendam a importância desta pesquisa.

“Sabemos que Rio das Ostras é o município que mais cresce no Estado e um dos que mais cresce no Brasil. Esta afirmativa nós confirmamos pelo número de crianças matriculadas nas escolas e nos atendimentos feitos nas unidades de saúde. No entanto, o número oficial de habitantes é determinado pelo Censo e se não estiver correto, não vai adiantar nada. Precisamos dos dados oficiais porque o percentual repassado a Rio das Ostras pelo Fundo de Participação dos Municípios varia de acordo com a população”, explica.

Segundo Rosemarie, o número de pessoas que moram em Rio das Ostras hoje é bem impactante. Com os dados corretos, Estado e União vão entender a necessidade do aumento dos recursos específicos para a Educação, para a Saúde de alta complexidade e para a Segurança Pública. “Se os números oficiais não estiverem corretos, os repasses serão reduzidos, o que vai atrasar o desenvolvimento”, lembrou a secretária.

Segunda chancePara quem ainda não respondeu ao questionário do Censo, o IBGE dispõe de um número para ligação gratuita que é o 0800-7218-181. As pessoas também podem ligar para o Centro de Cidadania, pelo telefone 2771-2735, e marcar uma hora para o recenseador fazer a visita. Outra facilidade disponibilizada pelo IBGE é a resposta via internet, na qual o morador recebe um código de acesso para preencher o questionário em até 10 dias.

Em Rio das Ostras, os recenseadores trabalham devidamente identificados com crachá com foto, boné, colete, camisa do Censo 2010 e com computadores portáteis (palm top) para inclusão imediata das informações.

O endereço eletrônico do Censo 2010 é www.censo2010.ibge.gov.br e o e-mail do Posto de Coleta 1 - Centro de Cidadania é 3304524001@censo2010.ibge.gov.br. O endereço é Rua das Casuarinas 595 – Residencial Praia Âncora.

Já o e-mail do Posto de Coleta 2 é 3304524002@censo2010.ibge.gov.br e o endereço, Rua Santa Catarina s/nº - Cidade Beira Mar.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!